quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Selesantos das duas últimas décadas

Nestas duas últimas décadas, o torcedor santista viveu momentos extremamente distintos.

Os anos 90 foram escassos em relação a títulos, ganhamos apenas um Rio-São Paulo em 97 e uma Conmebol em 98 comandados por Vanderlei Luxemburgo (tá xétum?) e Emerson Leão, respectivamente.

Mas os títulos de grande expressão não chegavam a Vila Belmiro não por falta de sorte, mas sim porque tinhamos sempre elencos fracos ou limitados.

No início dos anos 90, tivemos grandes artilheiros passando por aqui. Um eles era Guga, um atacante que adorava bater em corinthiano e palmeirense. Era gol atrás de gol em cima da freguesia. Só que a equipe em geral não colaborava, infelizmente.

Em 1995, o Santos era uma equipe limitada também, tinha um ou outro jogador que desequilibrava. Aliás, esse ano é o único em que podemos dizer que nosso time era melhor que o adversário na final, só não conseguiu superar um tal de Márcio Rezende de Freitas.

Em 98, Lúcio e Viola davam a tônica do time. Tabelavam, tabelavam e Lúcio sempre deixava o artilheiro e astro da A Fazenda 3 na cara do gol. Mas aí veio o nosso querido Dutra, e arregaçou a perna do meia esquerda, ou seja, time bom indo pro saco.

Em 2000, chegamos a mais uma final, agora de Paulistão. Perdemos para o São Paulo. O "fantástico" trio Dodô, Caio e Valdir Bigode não foi páreo para Rogéro Ceni e França.

Mas aí acabou a década e o Peixe ressurgiu das cinzas, ou melhor, dos mares. No primeiro ano do novo século parecia que tudo se repetiria. Perdemos para o Corinthians de forma trágica, tomando um gol matador nos últimos 10 segundos de jogo, válido pela semi-final do Paulista. A torcida mais uma vez ficava em prantos.

Fábio Costa, Alex, André Luís, Maurinho e Léo. Paulo Almeida, Renato, Elano e Diego. Robinho e Alberto. Essa era a escalação do mágico time de 2002, que veio a conquistar o Campeonato Brasileiro e quebrar o jejum de 18 anos sem um título importante. Começou aí a década santista.

Veio o duplo vice-campeonato em 2003 - Libertadores e Brasileiro. O épico e suado Brasileirão de 2004. O Bi-Paulista de 2006 e 2007. A inédita Copa do Brasil e mais um Paulista de 2010. E ainda temos reais chances de alcançarmos a Tríplice Coroa.

A primeira década do Século XXI está chegando ao seu fim, e sem dúvidas, o Santos limpou a imagem que deixou nos anos 90, para se tornar novamente um time top de linha e vencedor nestes últimos 10 anos.

Veja a melhor escalação que escolhi referentes a estas duas últimas décadas.




Dê sua opinião. Você concorda ou não com esses jogadores listados?

Valeu pessoal e até o próximo post.

15 comentários:

Anônimo disse...

Meu nome é Tássio, Mauro nasci apenas em 96 e virei torcedor santista em 99 nao sei como mas virei, o primeiro time não posso opinar mas esse segundo time nao sei em campo mas no papel espetacular !!!!!!

Eduardo Martins disse...

A Seleção dos anos 90 concordo inteiramente, mas a de 2000 pra frente tenho algumas alterações em relação a sua. Colocaria Kléber no lugar de Léo e Zé Roberto na vaga de Diego, mas com as equipes que o Peixe teve nesse século dava pra ter até banco de reservas!

Tiago Alves disse...

Apenas 1 alteração na seleção 2001-2010: FORA FABIO COSTA ! RAFAEL É E SERÁ MUITO MELHOR !

Renato disse...

Na seleção dos anos 90, eu troco:

Jean por Ricardo Rocha;
Viola por Almir;

Na seleção do século XXI:

Fábio Costa por um cone;
Paulo César por Maurinho.

Anônimo disse...

num e por nada nao..pode ate falar qe o fabio tem titulos e o rafael nao..mais o rafael e com certeza melhor..e aposto qe seramais vencedorpq e mais seguro :s

Magario (Peixe Cru) disse...

Eu sabia que essa escalação do Fábio Costa ia ser polêmica. hehehehe.

Mas ele foi o melhor pra mim, o Rafael é um bom goleiro e tem futuro, mas se pegarmos ao longo da década ele pouco fez perto do Fábio Costa.

É o que eu acho. Vão cometando aí pessoal. Valeu por deixarem suas ideias aqui.

esfera420 disse...

na de 90 tinha que ter claudiomiro(KKKKK), e na de 2000 sem duvida alguma, michael jackson quiñonez, que fez seu gol espetacular tabelando cm as costas de gustavo nery, e livrando o santos de um belo gargalo pro rebaixamento.... jogo emocionante!!!!! huauhauhauhauhuhahua e tambem, pq nao o grandiosissimo basilio com suas arrancadas? auhauhuahuhauauhauhuhauha valeu, o blog ta da hora mlkada!!!

Anônimo disse...

Elano no lugar do diego ou o próprio zé roberto? será que não... o ganso teria mais liberdade nesse time. E um atacante de área quem sabe? Alberto? Ricardo Oliveira? André?

Anônimo disse...

E olha que do time de 2001 a 2010, temos alguns nomes tambem a ser lembrados, ex: maldonado, ze roberto, kleber santana, kleber chinelinho o proprio kleber pereira quando queria jogar, enfim essa galera toda seria, banco, agora um nome que voce se esqueceu e que teria vaga nesse time era o elano, pela polivalencia dele na ultima hora eu escalava ele de lateral direito, voce concorda ou não?

Magario (Peixe Cru) disse...

O pessoal não tá vendo que tem uns nomes como reservas lá no infográfico, hein?

Clique na imagem que ela amplia e dá pra ler melhor os reservas embaixo.

Anderson Matuchenko disse...

boas escalações...
eu faria algumas poucas mudanças em cada uma, por exemplo, colocaria Zetti, Ricardo Rocha, Argel e Anderson Lima no time de 1991 a 2000, além do Robert no lugar do Lúcio.

No time desta década, colocaria um atacante de área, provavelmente o Deivid.

De resto, concordo em gênero, número e grau...

Gil disse...

A minha seleção da ultima decada é a seguinte. Rafael, P. Cesar, Alex, Edu Dracena e Leo; Arouca, Renato, Ze Roberto (Deivid); Robinho e Neymar.

Ainda tem Elano, Diego, Maurinho, Wesley, Andre, Ricado Oliveira, Etc...

gengis disse...

olha, sei q o Rafael ainda tem pouca história no santos, mas ele com certeza é muito melhor q fabio costa, pq fabio costa era bom em alguns ( poucos ) jogos, e ruim em outro, já rafael, até agora sem nenhuma partida ruim dele

Fernando disse...

O SeleSantos dos anos 90, concordo plenamente... Mas a partir do ano 2000, é dificil a escolha...

Mas mudaria um pouco.. seria assim:
- Fábio Costa
- Paulo César
- Alex
- Edu Dracena
- Léo
- Arouca
- Elano
- Zé Roberto
- Ganso
- Neymar
- Robinho

e ainda teria:
Goleiro:
Rafael

Laterais
Maurinho
Kleber

Defensores:
Durval
Andre

Volantes:
Maldonado
Renato

Meias:
Diego
Nenê

Atacantes:
Deivid
Ricardo Oliveira
Alberto

Essa seria minha seleção

Kita disse...

Olha concordo plenamente com a seleção de 90.. esse goleiro Sérgio pegava mtoo!!!! e boa escalação recente tb gostei!!!