domingo, 3 de outubro de 2010

Estádio novo. Ter ou não ter?

 >)))º> Olá amigos do Bloglorioso!

Agora, depois que os italianos pararam de falar alto e começaram a trabalhar, e o Movimento Sem Terra do Parque São Jorge foi contemplado no consórcio da casa própria, o Santos resolveu mexer os pauzinhos e levantar a possibilidade de construção de um novo estádio.

Um estádio maior, mais moderno, porém, não necessariamente, em Santos. Notícia essa, que faz os torcedores mais bairristas perderem o sono. Aqueles torcedores de Pay-Per-View que não vão aos jogos na Vila, mas querem morrer quando o Peixe joga na capital, sabe?

Uma das possibilidades era a ampliação da Vila para tornar o Alçapão em um verdadeiro inferno, como La Bombonera (o estádio do Boca Juniors em Buenos Aires). Mas além desse sonho esbarrar em questões burocráticas como a desapropriação de algumas residências ao redor do estádio, imagina a Vila maior, moderna e continuar com seus dois, três, quatro mil gatos pingados em jogos de meio de tabela e o Pay-Per-View batendo recorde de vendas.

Outro projeto é a construção de uma arena multiuso no terreno (foto) entre a Portuguesa Santista e o Portuários (clubes vizinhos e que passam por dificuldades financeiras).

Pela proximidade da Vila Belmiro e do próprio CT Rei Pelé, acho a localização perfeita, mas não se sabe até que ponto a extinção de dois tradicionais clubes da cidade seria viável. Além de que outro estádio em Santos continuaria não atendendo a grande procura dos torcedores na capital.

Fala-se também em Cubatão, cidade localizada entre Santos e a descida da Serra do Mar. Uma opção mais acessível para os santistas que vêm das cidades do litoral sul de São Paulo (Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e por aí vai). Mas convenhamos, estádio do Santos Futebol Clube em Cubatão? Sei não... Afinal, quem desce a Serra pra ir a Cubatão, vai a Santos. É um pulinho.

Digamos que a questão só é um problema, um "bom problema", devido à grandeza do Santos e seus feitos no passado que o tornaram maior que a própria cidade. Hoje, com o sucesso dos Meninos da Vila e o crescimento desenfreado da torcida depois das peripécias de Neymar e Ganso, o Santos, se não for o único, é um dos poucos clubes que sempre enfrentarão esse tipo de questionamento por ser um time itinerante. Um time que é do mundo e que não cabe somente em sua cidade.

Enfim, por se tratar de um assunto delicado e que divide a torcida, acho que ao menos, sócios do clube ou não, deveriam ser consultados antes de qualquer decisão ser tomada ou qualquer papel ser assinado.

Ah, e eu, como santista, antes de qualquer interesse político visando Copa do Mundo e que talvez seja o responsável pela movimentação repentina dos pauzinhos da diretoria, acho que os esforços devem ser concentrados em prol do Santos. E em prol de seus sócios e de sua torcida. Pois depois que a Copa do Mundo acabar, ninguém vai querer criar um Elefante Branco.

E você, o que acha disso tudo? O Santos não é de apenas um, e sim de todos nós. Sua opinião, assim como a minha, infelizmente talvez não seja importante para os mandatários, mas deveria.

25 comentários:

Unknown disse...

Eu acho que a idéia deve ser discutida.....mas uma parceria com a Portuguesa e o portuários era uma boa, ficaria verdadeiramente um clube.....que poderia ser freqüentado a todo o momento criando vinculo do torcedor com o clube e não somente com o time.

Anônimo disse...

Eu acho que o club deveria construir um estádio em São Paulo , porque a grande massa da torcida santista está aqui em São Paulo !

Anônimo disse...

Deveria ampliar e modernizar a vila, comprar as casas ao redor .agora se for para ser fora da cidade de Santos, tem que ser na capital. e como vc falou e um assunto muito delicado, sou santista quero o melhor para o Santos e para a cidade.

ScatUltraman disse...

O Estádio do Santos, como sempre foi! Querem inventar estádio na capita, mas o legal é ser um dos 4 grandes e NÃO ser da capital. O Santos é de Santos!

Eduardo Nunes disse...

O Santos como você mesmo disse, é do MUNDO... Mas só é SANTOS FC, por ter sua sede em SANTOS, eu apesar de morar em GUARULHOS-SP (100Km de Santos) Desaprovo a construção de um estádio em qualquer cidade que não seja em Santos. É realmente um assunto muito delicado, mas sou sim a favor de MODERNIZAR a Vila Belmiro e não apenas dar uma "Maquiada" como tem sido dado ultimamente. Desapropriação de construções ao redor e construção de uma nova arena, MODERNA com todos os beneficios possiveis aos seus frequentadores.

Eduardo Nunes (29 Anos)
Sócio do Santos e Morador de Guarulhos-SP

Unknown disse...

É uma discurssão muito dificil. Eu sou a favor de ampliar e modernizar a Vila. Acho que valeria a pena gastar mais por isso. Desde que me entendo por gente (e de futebol) eu sei que a casa do Santos é a Vila, é onde os adversários tremem, o Santos e a Vila são quase um só.
Mas se isso não fosse possivel, deveriam fazer um estádio em Santos, não em outra cidade.

Anônimo disse...

Como tem gentinha em meu... que não enxerga um passo no futuro.... a maior cidade do Brasil é São Paulo... pro Santos e sua torcida continuarem crescendo... o estádio deveria ser construido na capital ou na grande São Paulo... como já discutido uma vez em Diadema....
pelo amor de Deus gente... vamos abrir a mente... a cidade de Santos não será esquecida... o Santos Futebol Clube continuará honrando suas raizes e o nome Santos jamais mudará..... pensem gente pensem.... o Santos não é só de Santos... o Santos é do mundo inteiro....

Anônimo disse...

aah so manda faser o estadio a vila ta muito pequena para os torcedpres do peixe

Unknown disse...

Esse pessoal que fica insistindo em um estadio em Santos por um acaso vai gastar mais pra ir pra lá quando tiver jogo?
O pessoal que mora em Santos só sabe chorar, mas em dia de jogo ficam todos em suas casas assistindo os jogos pela TV. Quando o jogo é em SP vem mto mais gente do que em Santos. Se vocês defendem um estádio em Santos porque deixam que a vila fique tão vazia? Por que vocês não lotam a vila? Pra que gastar dinheiro em Santos sendo que os torcedores preferem torcer de suas casas? Se for construido um estadio em SP, o Santos vai arrecadar mais dinheiro, a torcida vai crescer, além disso, a vila vai continuar lá, poderia dividir os jogos.

Anônimo disse...

Se for para construir um estadio maior que seja em Sao Paulo. Para que estadio maior em Santos se a vila nao lota? Parece coisa de portugues,,,ah por isso estao escolhendo a portuguesa Santista?
Eu sou a favor de melhorar a vila e so'.
abracos.
Fabio Dito

Rosi disse...

Eu como boa santista de time e cidade, concordo com a ampliação do estádio. Essa parceria com a portuguesa e o portuários seria uma boa.
Mas seja qual for a decisão, eu vou com o santos aonde ele estiver, seja em Santos, capital ou outro local. Mas eu voto por Santos.

Egydio disse...

1) O ESTÁDIO DEVERÁ TER AO MENOS 45 MIL PESSOAS, EXIGÊNCIA DA LIBERTADORES. NÃO TEM O MENOR SENTIDO CONSTRUIR UM ESTÁDIO NOVO E TER Q JOGAR NO MORUMBI UMA EVENTUAL FINAL. SERIA UMA VERGONHA PRO CLUBE.

2) É FATO INCONSTESTÁVEL QUE OS MORADORES DE SANTOS NÃO FREQUENTAM ESTÁDIO. ELES PREFEREM PRAIA, VER NA TV, NO BAR, PREFEREM VOLEY, ENFIM, NÃO VÃO E PONTO FINAL. E NADA VAI MUDAR ISSO.

3) QUALQUER CLUBE GRANDE NECESSITA DE TORCIDA PAGANTE, SÓCIOS, VENDA DE CADEIRAS, CAMAROTES. NENHUM CLUBE AGUENTA 3 MIL GATOS PINGADOS POR JOGO MESMO TENDO UM TIMAÇO COMO FOI NO 1º SEMESTRE. INADMISSÍVEL! E ERA ASSIM EM 2002 E 2003, INCLUSIVE NA LIBERTADORES.

4) FUTEBOL É NEGÓCIO E, TAL QUAL UM SUPERMERCADO, SÓ DEVE SER CONSTRUÍDO AONDE HÁ MAIOR NUMERO DE CONSUMIDORES EM POTENCIAL.

5) CONSTRUIR O ESTÁDIO EM QUALQUER OUTRO LUGAR Q NÃO SEJA NA CAPITAL, O ESTÁDIO FICARÁ ÀS MOSCAS. É INVIÁVEL. EM SANTOS É MICO. EM CUBATÃO É PIOR Q JOGAR EM BARUERI.

6) EXEMPLOS? O ENGENHÃO NO RJ, E O FINADO PINHEIRÃO EM CURITIBA. MAL LOCALIZADOS, ESTÃO FADADOS À MORTE.

7) NA MINHA OPINIÃO, DOS 650 MILHOES, 550 DEVEM SER APLICADOS NA TRANSFORMAÇÃO DO PACAEMBU NUM ALÇAPÃO (LÁ SIM SERÁ ECONOMICAMENTE VIÁVEL). E OS OUTROS 100 MILHOES NA MODERNIZAÇÃO DA VILA, Q ABRIGARÁ JOGOS EVENTUAIS DO SANTOS (SÓ ASSIM TERIA UNS 10 MIL PAGANTES… E OLHE LÁ).

8) E DIGO MAIS: O SANTOS SÓ NÃO É MAIOR PORQUE NÃO TÁ NA CAPITAL. A MENTALIDADE PEQUENA, PROVINCIANA, TORNOU-SE UM ATRASO PARA O CRESCIMENTO DO CLUBE E ESTAMOS PAGANDO CARO POR ISSO.

9) NA DÉCADA DE 70 E 80 O SANTOS MANDAVA JOGOS IMPORTANTES NA CAPITAL, LOTAVA FÁCIL O MORUMBI (QUE TINHA O DOBRO DE CAPACIDADE DE HJ). FOI SÓ SE APEQUENAR NA ACANHADA VILA QUE A TORCIDA SE APEQUENOU JUNTO.

10) VAMOS PENSAR GRANDE, DOA A QUEM DOER.

Anônimo disse...

com a descoberta do pre-sal, a instalação da petrobras e a expanção do porto a tendencia apontada por todos institutos de pesquisas é de um explosão demografica na baixada santista acompanhada de forte desenvolvimento se olharmos para o futuro como dizen os torcedores extra terrestres o local é aqui em santos mesmo, até porque pra cima da serra ja tem morumbi,arena palestra,canindé, vergonhão ou gambazão e o futuro abandonado pacaembú...

Caio Costa disse...

Olá Mauro, Sinceramente é uma situação difícil essa do estádio. Nasci em Santos e hoje moro em São Paulo. É muito triste ver o Santos sofrer pra colocar 10 mil pessoas em um jogo. Ontem, no clássico contra o Palmeiras o público foi 8.900. Muito pouco. Fora que a falta de empolgação da torcida era revoltante. Quem ficou no portão 17 como eu, mal ouviu a torcida do Santos gritar (a não ser após o empate). A torcida adversária veio, gritou sem receber uma vaia sequer.
Eu tenho dúvidas sobre a importância da Vila pro Santos atualmente. Com as reformas feitas a pressão caiu muito. Acho que antes de pensar em um novo estádio, a torcida tem que mudar o comportamento dela, e apoiar o time.
Acho que na Cidade de Santos, em um jg quarta à noite, o público será os mesmos pífios 4 ou 5 mil, mesmo com um estádio moderno. Acho que um estádio em Cubatão, não levaria torcedores nem de Santos e nem de SP. E a vantagem de se aproximar de São Paulo, não é só de levar mais público e sim de se aproximar a um mercado maior.
Por fim, acho que a solução é um rodízio entre Vila e São Paulo.

Abs,

Anônimo disse...

Eu moro em SAntos, e a melhor ideia é a reforma da Vila Belmiro. Essa historia de reclamar q a torcida não comparece a estadio, não concordo pq analisando a média de publica dos times no campeonato brasileiro,o SANTOS n está muito longe de times com estadios maiores q a vila.


Vamos reformar a Vila!!!!!!!!!!!

Carlos Alberto disse...

Bom dia!

Acho que tem que ser construído sim um novo estádio, mais tem que ser em Santos, pois o time merece um estádio moderno e com maior capacidade.

Assim mandariamos os jogos de finais e mais importantes em nosso estádio.

Abraço,

Vai Santos!!!

Anônimo disse...

Sou de Guarulhos e sonho com um lugar melhor para assistir os jogos do Santos... hoje o torcedor é muito mal-tratado quando vai a Vila... só vendem pra sócio e o sócio não vai! O torcedor mesmo tá ficando de fora...

A média de público na minha opinião é proporcional ao tratamento dado hoje e a diretoria está errando ao apostar no sócio...

A construção do estádio no terreno da foto é um sonho! Lugar melhor não há! Não importa se fico a 100 km do estádio mas com certeza EU IRIA muitas mais vezes se tivesse a certeza de entrar no estádio em SANTOS...

Nada de Pacaembu, O Pacaembu é tombado e NUNCA SERÁ DO SANTOS! Seria a mesma coisa de melhorar um imóvel alugado. Jogar lá de vez em quando é muito bom mas sempre NÃO!

Anônimo disse...

Eu como sou da capital
gostaria muito que o Santos fizesse na capital
vou em alguns jogos na vila, pois não tenho condição de comparecer em todos
principalmente no meio de semana
assim como MUUITOS da capital aqui a quantidade da torcida do Santos é MUITO Grande.
tenho certeza que se tivesse a arena do Santos aqui na capital, seria muito melhor que em Santos ou em outras cidades.
é muito complicado ver classicos na vila com 10mil torcedores, o Santos com time que esta não pode ter só isso apoiando ele lá.

Anônimo disse...

Engraçado essa torcida ai de Santos, deixam a vila belmiro às moscas e ainda tem a cara de pau de falar que o Santos é da cidade de Santos.
Aí galera vamos acordar, o Santos F.C é do Brasil é do Mundo é um clube grandioso e não da mais pra ficar jogando na Vila que é um Estádio que tem história sim, mas é do começo do século passado e está ultrapassado.
Pra mim a diretoria nova está pensando no futuro, e independente se o novo Estádio vai ser em Santos ou em outra cidade temos que ápoiar a melhor opção, vamos abrir a mente galera ou o Santos vai continuar jogando num Estádio com história mas sem estrutura nenhuma e vai acabar ficando pra trás com esses publicos de 3, 4 mil pessoas dignos de um guarani, de uma ponte preta que são clubes da minha cidade natal e que nem se quer passam perto da grandeza e história do GLORIOSO.

Jorge Ramos disse...

Na minha opinião,se o estadio do PEIXE fosse onde mostra a foto estaria perfeito,perto do CT e perto da propria vila,ou a diretoria podia opitar pela modernização da vila (pena que não depende apenas da diretoria e sim dos moradores que habitam o local em volta)que iria ficar otimo !!

Realmente a vila esta sempre vazia,eu como morador e torcedor de/do SANTOS fico envergonhado ao ver isso.Vo em muitos jogos do PEIXE,ja que moro ao lado da vila,mas poucos fazem oque eu faço,vecho muita gente "lotar" os bares,e a propria vila as moscas...

Vamooo PEIXAAO!

Anônimo disse...

acho que deveria construir um estadio em sao paulo e a maioria dos jogos ser la
utilizar a vila em jogos mais importantes e classicos :)

melissa disse...

Eu quero um estádio novo, não importa onde seja, a grandeza do Santos permite isso e também aqui na capital tem muiiiiito mais torcedor do que em Santos, e a torcida de Santos não comparece então nem deveria reclamar OK .

Anônimo disse...

Sobre esse assunto de estádio novo para o peixe, gostaria de dar minha opinião, que inclusive tive a oportunidade de enviar ao site do Terra. A Vila Belmiro jamais deverá ser derrubada. O que eu sugiro é que ela seja transformada no maior Memorial do futebol mundial; que seja levado adiante o projeto de um artista plástico que pretende já em 2011 começar a pintar no muro do estádio Urbano Caldeira, a maior obra a céu aberto do planeta, enaltecendo todos os craques que se tornaram ídolos do torcedor santista; que a loja de artigos esportivos do SFC seja até ampliada, embora a última reforma tenha deixado a loja muito bonita; que nosso Memorial das Conquistas seja imensamente aumentado e passe a ser chamado de "Memorial de Todas as Conquistas", porque o SFC não é só futebol, o SFC agrega conquistas no âmbito do futebol feminino, das categorias de base, nas mais diversas modalidades olímpicas a nível mundial (como o judô, por exemplo ), e é preciso que o clube demonstre orgulho destas façanhas também, seria um memorial que colocaria o do Real Madri, do Barça e do Boca Jrs no devido lugarzinho deles; e por último, o que eu acho mais sensacional, seria o de fazer uma "reforma ao contrário", ou seja, “desconstruir a Vila”, retornando suas arquibancadas e alambrados ao que era na década de 60. O visitante deste grande Memorial sairia para o estádio exatamente defronte ao alambrado ou então na arquibancada igual ao que existia à época do Maior Time de Futebol que o mundo já viu jogar. Essas providências que poderiam render um bom dinheiro para o clube não impediria que partidas fossem realizadas no solo sagrado, em estilo “revaival”. Depois aí sim, o visitante andaria alguns quarteirões e entraria para assistir confortavelmente instalado na nova Arena do SFC ., para 40 mil pessoas (no terreno onde existe agora a A.A dos Portuários e a Portuguesa Santista) ao show de bola de um time com jogadores de futebol que mereçam vestir o manto sagrado. Tudo não precisaria ser nesta ordem, poderíamos primeiro construir uma arena moderna, na qual pudéssemos com capacidade para nela realizarmos uma final de Taça Libertadores (me parece que a exigida pela Commebol seria de 40.000), e depois faríamos a “desconstrução” da Vila Belmiro, fixando à cores em nossas retinas as imagens inesquecíveis que temos guardadas em preto e branco em nossos corações. Um sonho ? Não sei, tem muito que realizar ...
Maria Vanusia da Costa (vans-c@hotmail.com)

Anônimo disse...

Sobre esse assunto de estádio novo para o peixe, gostaria de dar minha opinião, que inclusive tive a oportunidade de enviar ao site do Terra. A Vila Belmiro jamais deverá ser derrubada. O que eu sugiro é que ela seja transformada no maior Memorial do futebol mundial; que seja levado adiante o projeto de um artista plástico que pretende já em 2011 começar a pintar no muro do estádio Urbano Caldeira, a maior obra a céu aberto do planeta, enaltecendo todos os craques que se tornaram ídolos do torcedor santista; que a loja de artigos esportivos do SFC seja até ampliada, embora a última reforma tenha deixado a loja muito bonita; que nosso Memorial das Conquistas seja imensamente aumentado e passe a ser chamado de "Memorial de Todas as Conquistas", porque o SFC não é só futebol, o SFC agrega conquistas no âmbito do futebol feminino, das categorias de base, nas mais diversas modalidades olímpicas a nível mundial (como o judô, por exemplo ), e é preciso que o clube demonstre orgulho destas façanhas também, seria um memorial que colocaria o do Real Madri, do Barça e do Boca Jrs no devido lugarzinho deles; e por último, o que eu acho mais sensacional, seria o de fazer uma "reforma ao contrário", ou seja, “desconstruir a Vila”, retornando suas arquibancadas e alambrados ao que era na década de 60. O visitante deste grande Memorial sairia para o estádio exatamente defronte ao alambrado ou então na arquibancada igual ao que existia à época do Maior Time de Futebol que o mundo já viu jogar. Essas providências que poderiam render um bom dinheiro para o clube não impediria que partidas fossem realizadas no solo sagrado, em estilo “revaival”. Depois aí sim, o visitante andaria alguns quarteirões e entraria para assistir confortavelmente instalado na nova Arena do SFC ., para 40 mil pessoas (no terreno onde existe agora a A.A dos Portuários e a Portuguesa Santista) ao show de bola de um time com jogadores de futebol que mereçam vestir o manto sagrado. Tudo não precisaria ser nesta ordem, poderíamos primeiro construir uma arena moderna, na qual pudéssemos com capacidade para nela realizarmos uma final de Taça Libertadores (me parece que a exigida pela Commebol seria de 40.000), e depois faríamos a “desconstrução” da Vila Belmiro, fixando à cores em nossas retinas as imagens inesquecíveis que temos guardadas em preto e branco em nossos corações. Um sonho ? Não sei, tem muito que realizar ...
Maria Vanusia da Costa (vans-c@hotmail.com)

Leandro R. disse...

Acho um absurdo o Santos ter que sair da cidade para fazer jogos em São Paulo com a justificativa de que da mais publico.
É verdade que alguns santistas descem de SP para cá durante a semana para ver jogos mandados na Vila. Porém este numero nao chega perto ao numero de santista que lotam o pacaembu quando o Santos manda seus jogos lá.
Porem com a construçao da 2 pista da Imigrantes, saimos do planalto e chegamos no litoral em 45 minutos, sendo injustificado a ausencia de um numero de torcedores que nao aproximem os 20 mil que atingem quando os jogos sao mandados no Pacaembu.
Acredito que seja um pouco de briga de vaidade da torcida santista de São Paulo com a torcida santista de Santos, na tentativa de fazer o Santos ir mais vezes para SP.
A verdade é que, sao poucos os times no mundo que possuem um estádio como a Vila Belmiro, onde se transforma em um alçapão para os adversários e ao mesmo tempo um estadio absolutamente confortavel para o torcedor santista.
Concordo com os jogadores de que o Santos tem sua casa, que é a Vila Belmiro, e que tem que mandar seus jogos aqui....independentemente do publico atingido.
Sou contra a construção de um novo estadio fora dos limites do municipio de Santos. O Santos é de Santos e sempre será.
Acredito que a ampliação da Vila Belmiro seja muito complicada por conta de existerem interesses politicos como já anteriormente levantado pelos vereadores de santos em relaçao a desapropriaçao das casas.
Porem, acho que enquanto nao houver a destinaçao maxima de esforços da diretoria santista para ampliação somada com a conscientização do politicos santista sobre o impacto possitivo que resultaria a ampliação da Vila Belmiro, este assunto nao passara dos limites dos blog's santista.