segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Ainda dá

>)))º> Por Ademir Quintino

O Santos não entrou em campo neste domingo (10), mas ao lado do Inter/RS e Cruzeiro, foi o grande beneficiado com os resultados neste final de semana. O Peixe agora é o 5o. Colocado do Brasileirão, com uma partida a menos em relação aos seus concorrentes.


O Alvinegro da Vila Belmiro sonha com seu 10o. título bacional. O Peixe conquistou a Taça Brasil de 61,62,63,64 e 65, o Torneio Roberto Gomes Pedrosa de 68, o Campeonato Brasileiro de 2002 e 2004, além da Copa do Brasil deste ano.

A derrota do Corinthians em pleno Pacaembu para o frágil Atlético/GO (3x4) ,que ocasionou a queda do técnico Adílson Batista, além dos empates entre o Botafogo/RJ 0X0 Palmeiras e Vasco3x3 Grêmio, foram excelentes para que o time da Vila permaneça sonhando com o título e a fantástica Tríplice Coroa, tão desejada pelo seu torcedor se torne realidade. A derrota do Fluminense também contribui para este quadro, apesar de que o empate com o agora líder Cruzeiro, seria o ideal.

Em 15 pontos disputados, o Corinthians ganhou apenas dois. É campanha de rebaixamento, jamais de campeão. O time da marginal que não vence há cinco rodadas e dá sinais de que está em queda livre.

O Fluminense também vem de duas derrotas e não demonstra o mesmo poder de recuperação de outros tempos. O Inter/RS apesar de ter vencido o Atlético/MG, tem que se preocupar com as condições físicas dos seus atletas para o Mundial no fim deste ano, portanto dos cinco primeiros colocados, apenas Cruzeiro e Santos mostram que apesar de alguns desfalques, estão em ascendente.

Se o Santos conquistar uma vitória na quarta-feira contra o Inter/RS na Vila Belmiro, em partida válida ainda pelo primeiro turno, toma o 4o. lugar do adversário e diminui a vantagem para seis pontos do líder. O Peixe terá 48 pontos contra 54 da Raposa.

Depois de conquistar dois títulos no primeiro semestre e se garantir na Libertadores da América de 2011, não faltariam motivos para o clube da Vila se acomodar. Não é o que acontece e o Peixe se redescobre a cada jogo.

Faltarão nove rodadas para todas as equipes e os principais adversários tem jogos dificílimos já na próxima rodada. O líder Cruzeiro joga fora de casa e enfrenta o Grêmio (melhor campanha do returno), o Fluminense enfrenta o Botafogo/RJ em um clássico regional onde tudo pode acontecer.

Escrevo tudo isso para dizer que o Santos ainda depende da suas próprias forças. O Peixe tem pela frente e pela ordem: Inter/RS, Grêmio Prudente, Vitória/BA, Grêmio e Flamengo/RJ na Vila Belmiro. Fora de casa enfrentará São Paulo, Inter/RS, Atlético/MG, Goiás e Avaí/SC.

No ano passado, o Flamengo foi o Campeão e tinha 44 pontos contra 54 do Palmeiras, então primeiro colocado, e terminou o campeonato 5 pontos a frente da equipe de Palestra Itália. Em 2008, o São Paulo tinha 4 pontos de desvantagem para o Grêmio e foi campeão com 3 de vantagem. Tirou sete pontos.

A missão do Santos não é nada fácil, mas a história mostra que é possível. Precisará vencer 8 partidas das 10 que restam para chegar aos 69 pontos, projeção dos matemáticos para uma pontuação possível parao título.

Como escrevi ontem (9), Quarta-feira (13), todos os caminhos levam o torcedor do alvinegro mais lindo do mundo, a Vila Belmiro, apesar do horário (10 da noite), para empurrar o time contra o Inter/RS. Este eficiente e determinado Santos merece nossa confiança, pois a esperança é a última que morre.

Longe de ser o time do primeiro semestre que encantou o Brasil, a equipe do técnico interino Marcelo Martellote, ao menos, se mostra extremamente competitiva. Por mais incrível que possa aparecer, as contusões fizeram com que o treinador encontrasse um time próximo do ideal.

Será que ainda dá para sorrir este ano, com mais um título? Como um autentico alvinegro tenho que acreditar, mesmo com desconfiança.

Nenhum comentário: