quinta-feira, 19 de maio de 2011

Só faltam quatro

>)))º> Por Ademir Quintino*

Foi um verdadeiro teste para cardíaco. Um adversário chato, rápido, pênalti perdido e segundo o técnico Muricy Ramalho, o maior adversário que ele enfrentou desde que chegou a Vila. Assim foi o empate de Santos e Once Caldas em 1 a 1, no Pacaembu e o Peixe está há quatro partidas de conseguir um título que não vem desde a era Pelé. Com isso o time brasileiro está classificado para as semifinais da maior competição do continente e aguarda Cerro Porteño ou Jaguares que decidem uma vaga nesta quinta-feira (19).

Não foi tão fácil. Os 35.587 expectadores (33.385 pagantes que proporcionaram uma renda de R$ 1.347.235,00) sofreram para comemorar a classficação do Alvinegro entre os quatro melhores da América do Sul. O time santista dominava a partida e o adversário, só saia no contra-ataque, mesmo quando Neymar abriu o placar em ótima jogada de Danilo aos 11 minutos do primeiro tempo. Minutos após, Neymar cometeu uma falta boba e na cobrança, Renteria empatou a partida aos 29 da etapa inicial.

No segundo tempo, o time santista voltou mais aceso, mas cansava de perder gols, principalmente com Zé Eduardo que perdeu duas (um debaixo do gol) oportunidades que em uma competição de mata-mata, não pode desperdiçar. O Santos correu pouquíssimos riscos, é verdade, mas se levasse mais um gol estaria desclassificado, e aí morava o perigo e o nervosismo do torcedor.

No fim da partida (40 minutos da etapa complementar), Neymar desfilou seu repertório de dribles e sofreu pênalti. Ele mesmo cobrou e perdeu (Foi o sétimo pênalti perdido de 17 batidos na carreira como profissional). Perguntei ao técnico Muricy na entrevista coletiva, porque Elano não bateu e ele me respondeu dizendo: “Aqui não é time da rua. Comigo não tem isso. Ele é o batedor oficial e é por isso que cobrou”, explicou.

O adversário do Peixe sairá do confronto entre Cerro Porteño/PAR e Jaguares/MEX, nesta quinta-feira (19), em Assunção. Na primeira partida, no México, houve empate por 1 a 1.

Lamento apenas o fato do Glorioso não ter um centroavante com qualidade técnica satisfatória, algo que o treinador Muricy Ramalho não encontra nem em Zé Eduardo, que não marca há 12 partidas, tão pouco em Keirrison. Ambos são jogadores sem confiança para decidir. Ainda assim, independente do adversário, o Peixe é favorito tanto contra Cerro ou Jaguares.

O time alvinegro chega a sua sétima semifinal de Libertadores da América na história. As outras vezes foram nos anos de 62, 63, 64, 65, 2003 e 2007.

Time C na estréia

Na entrevista coletiva, o técnico Muricy Ramalho confirmou que vai poupar seus principais atletas no fim de semana pelo Brasileirão, pensando nas semifinais da Libertadores/11. O Santos estréia no Campeonato Nacional contra o Inter/RS , sábado às 21h00 na Vila Belmiro, com arbitragem de Sandro Meira Ricci (DF).

*Ademir Quintino é jornalista, radialista, Assessor de Imprensa do jovem @JEANCHERA, repórter da Rádio Tupi de São Paulo (1.150 AM) - única emissora da capital a acompanhar todos os jogos do Peixe. É associado do Alvinegro mais famoso do mundo e colaborador do Bloglorioso.

Melhores momentos: Santos 1 x 1 Once Caldas

Nenhum comentário: