domingo, 8 de maio de 2011

A decisão fica para a Vila


>)))º> Por Ademir Quintino*

Invicto há nove partidas e sem sofrer gols há mais de 450 minutos (5 partidas), o Santos economizou futebol, perdeu PH Ganso contundido pelos próximos 30 dias, e apenas empatou com o Corinthians no Pacaembu em 0 a 0, na primeira partida da final do estadual. Agora a decisão ficou para a Vila Belmiro, no próximo domingo (15). Um novo empate, por qualquer placar, leva a decisão do Paulistão para os pênaltis. Ao Peixe e ao adversário, basta uma vitória simples para ficar com o título.

Senti um Santos no início da partida, com problemas na armação e com dificuldades na saída de bola. O Peixe visivelmente desgastado dava a impressão de que se acelerasse o jogo, ganharia até com facilidade a partida. Apesar da carência técnica, o time da marginal sem número, foi mais aplicado taticamente durante o primeiro tempo, esteve mais bem distribuído no gramado, com Wallace improvisado na lateral marcando homem a homem, o melhor jogador do futebol do país – Neymar.

Já o Santos, sem Léo poupado, e Arouca vetado, cadenciava e apenas Neymar procurava jogo. O craque acertou a trave direita do goleiro corintiano, Julio César na melhor e única jogada perigosa do time praiano na primeira etapa, em que PH Ganso, era uma figura apagada na coordenação de jogadas.

Mas o pior para o meia paraense, ainda estava por vir. No fim do primeiro tempo, o camisa 10 do Santos saiu da partida contundido. Ele foi direto para o hospital Sírio Libanês, em São Paulo, realizar exames, que apontaram uma ruptura no músculo adutor da coxa direita. Com isso, o camisa 10 da Seleção de Mano Menezes, vai ficar sem jogar, no mínimo 30 dias. O jogador que brilhou na decisão do estadual de 2010, pode inclusive ficar de fora da Seleção Brasileira, que disputa a Copa América no meio do ano. Apesar de estar com contrato em vigor, pode ter sido a última apresentação do meia com a camisa santista.

Na segunda etapa, Alan Patrick, perdeu mais uma oportunidade de se consagrar, e ser aquele atleta que brilhava nas categorias de base. Ele substitui PH Ganso e teve uma atuação discreta. Em uma das poucas boas jogadas feitas pelo camisa 17, Neymar acertou o travessão. Liedson também acertou uma bola na trave do goleiro santista, Rafael.

A impressão nítida que fica é que tecnicamente o Santos é infinitamente superior ao adversário. Em condições normais, sem o cansaço e o desgaste das competições, aonde quer que seja, em 10 partidas, o time do Peixe vencerá oito vezes o rival, empatará uma e perderá outra.

Neymar no fim da partida, disse-me o seguinte: “Eu mesmo cheguei a pedir para sair, não somos máquinas“, resumiu.

Mesmo sem PH Ganso para os próximos jogos, e com o cansaço latente estampado, acredito que o Santos pode fazer bons jogos na Libertadores, ser bi-campeão estadual e conquistar o tri da Libertadores que a torcida tanto sonha.

Danilo, com o terceiro cartão amarelo é desfalque certo na decisão. Ele cumpre suspensão na próxima semana.

Muricy terá muito trabalho para escalar a equipe nos próximos jogos.

Sem novidades

Antes da partida, tínhamos a informação que o Glorioso não vai inscrever ninguém para a fase quartas de final da final da Libertadores. Como permite o regulamento da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), o Santos tem direito a três substituições na lista original da primeira fase de 25 jogadores. O Peixe só fez uma (Felipe Anderson por Róbson).

Quem tratou de confirmar a informação, foi o gerente de futebol Ney Pandolfo, que antes da bola rolar no Pacaembu avisou: “Não vamos inscrever ninguém por enquanto. Quanto ao Richely que você me perguntou, ele só fez dois treinos, também não será inscrito” disse-me o gerente.

Com a contusão de PH Ganso, fica a dúvida, se o quadro vai se alterar, pois o Peixe tem no departamento médico alguns jogadores inscritos, inclusive que não jogam mais neste semestre, como o atacante Diogo.

Além de Diogo, outros jogadores estão no estaleiro. Entre eles Charles, que vai começar a treinar com o grupo, após o elenco retornar da Colômbia; Arouca que não deve enfrentar o Once Caldas no meio de semana, já que tem um edema em uma das coxas; Bruno Rodrigo; e o atacante Maikon Leite, que não deve se recuperar antes do fim de semana que vem. A notícia boa, é que Léo deve estar à disposição de Muricy Ramalho. para o primeiro confronto das quartas de final, no meio de semana.

Colombianos no Pacaembu

A direção do Santos estuda a possibilidade de mandar o jogo contra o Once Caldas da Colômbia no Pacaembu, dia 18 e não na Vila Belmiro. Os dirigentes pretendem se reunir no começo desta semana para sacramentar a possível alteração.

Se isso, efetivamente acontecer, os colombianos adversários do Alvinegro na Libertadores, agradecerão antecipadamente. A Vila Belmiro é um caldeirão. Apesar do Pacaembu levar um público maior, a proximidade dos torcedores é maior no Estádio Urbano Caldeira, que deixará de ser usado como trunfo pelo time santista, caso a mudança se concretize.

Arbitragem

Apita Once Caldas X Santos o árbitro Juan Soto (VEN).

Melhores momentos: Corinthians 0 x 0 Santos

 

*Ademir Quintino é jornalista, radialista, Assessor de Imprensa do jovem @JEANCHERA, repórter da Rádio Tupi de São Paulo (1.150 AM) - única emissora da capital a acompanhar todos os jogos do Peixe. É associado do Alvinegro mais famoso do mundo e colaborador do Bloglorioso.

Nenhum comentário: