terça-feira, 19 de abril de 2011

Entrevista: O Homem da Máscara de Plástico

>)))º> Olá amigos do Bloglorioso!

Essa semana tive o prazer de ser entrevistado por uma nova e promissora blogueira santista, a Gabriela, do blog http://www.santastica.com/, que é leitora do Bloglorioso desde os tempos de globoesporte.com, e que me fez perguntas muito interessantes. Por isso, até para esclarecer alguns assuntos que gostaria de ter abordardo, confira abaixo a entrevista na íntegra.

Obrigado Gabi e boa sorte no seu blog!

............................................................

Santástica: Quando começou a escrever sobre o Santos, no Bloglorioso?

McFly: Isso foi em maio de 2007, quando ganhei um concurso para escrever no Blog do Torcedor do Santos, no portal globoesporte.com. Como sempre gostei de escrever e sou santista desde criancinha, não pensei duas vezes antes de participar.

Santástica: Qual o maior desaforo que recebeu de um torcedor?

McFly: Ah, foram muitos. Até porque, na maioria das vezes, o torcedor age com emoção. Quem quer falar sobre futebol, seja escrevendo em blog ou batendo papo numa mesa de bar, tem que estar preparado pra isso.

Santástica: Você costuma falar o que pensa em seus textos com muita irreverência e bom humor. Se incomoda com opiniões divergentes?

McFly: De forma alguma. Não se pode ter a pretensão de agradar a todos. Respeito opiniões contrárias normalmente. E se tem uma coisa que não faço é perder meu tempo entrando em atrito com torcedor xiita. Pra mim é muito simples, como não gosto dos comentários do Neto, na Band, não assisto aos programas com ele.

Santástica: É difícil falar sobre uma derrota do Santos, por mais que sempre notemos o bom humor em seus posts?

McFly: É sempre difícil. E uso o humor justamente para lembrar que futebol é apenas um jogo. É uma forma de amenizar, de confortar o torcedor, sabe?

Santástica: Já se desentendeu com algum leitor que foi irritante ou insistente?

McFly: Sempre tem os mais insistentes. Mas, como disse anteriormente, após quatro anos de blog, aprendi a lidar melhor com isso.

Santástica: Quando está sem inspiração para escrever, onde busca toda essa criatividade? A sua profissão (publicitário) te ajuda a sair de momentos sem inspiração para escrever?

McFly: Ótima pergunta. A publicidade permite que você se alimente todos os dias de informação e conhecimento. Pra se ter idéia, um dia estou pesquisando sobre a região da Patagônia para saber se é interessante mandar algumas pessoas para aquele lugar, em uma promoção. No outro, estou degustando café para entender toda a viagem do grão até chegar à embalagem do meu cliente. Com isso, a diversidade de assuntos facilita muito o start para outros, seja no blog ou até mesmo pra puxar uma conversa no elevador.

Santástica: Você atualmente acompanha algum blog de torcedor ou de alguém relacionado ao Santos?

McFly: Sim, acompanho meus ex-blogs (Blog do Torcedor globoesporte.com, do Kako Ferreira e Blog do Santos A Tribuna, do Alex Frutuoso), além do Blog do Ademir Quintino e do Odir Cunha. Todos competentíssimos, mas confesso, sou fã deste último. O Odir é o santista mais santista que eu conheço.

Santástica: O Twitter é uma ferramenta que ajudou bastante a divulgação de informações na internet nos últimos 2 ou 3 anos, você acha que ele mais ajuda ou atrapalha?

McFly: Ajuda muito! O Twitter é uma ferramenta fantástica e, às vezes, viciante (risos). Através dele tenho contato direto com muitos santistas e leitores do Bloglorioso.

Santástica: Há algum tempo, acompanhei algumas críticas a você vindas de chapas adversárias nas últimas eleições. Como é manter a imparcialidade escrevendo sobre aspectos políticos do clube?

McFly: Eu sou torcedor, não sou cabo eleitoral. E sou publicitário, não pretendo ser jornalista ou ter algum cargo no clube. Até por isso deixei portais respeitados como globoesporte.com e atribuna.com.br. Muita gente não entendeu, mas hoje prefiro ter minha liberdade de expressão preservada e estou poupado daqueles “tapinhas nas costas”. Muitos não gostam, mas isso é normal. Sou santista e isso ninguém vai mudar.

Santástica: Bastante gente acompanha seu blog há muito tempo. Trace um perfil dos leitores torcedores que seguem você. Existem torcedores de outros times que acompanham você também?

McFly: Acho que não é uma parte da massa. É um nicho de torcedores que gostam de uma opinião pela ótica de um santista, mas sem compromisso com a formalidade do jornalismo. Eu comento, não informo. E, por incrível que pareça, tenho muitos leitores de outros times sim. Todos levam minhas brincadeiras na esportiva e isso é muito bacana.

Santástica: Qual o maior presente que você espera no centenário do Santos, em 2012?

McFly: Na verdade tenho duas respostas para esta pergunta, uma como torcedor e outra como publicitário. Como torcedor, espero que o Santos ganhe títulos importantes, claro. Agora, como publicitário, além de uma área social para sócios locais ou próximos a Santos, um leque de benefícios para atrair o sócio à distância. Existem muitos santistas espalhados pelo mundo e todos muito carentes de seu time. Espero que os dirigentes olhem com mais carinho para a imagem do Santos, e que todos os esforços não sejam gastos apenas em vender o espaço da camisa, da placa de publicidade, em contratações, etc. Espero que o clube tenha verba destinada ao marketing e não só para pagar altos salários de jogadores e técnicos, que amanhã vão embora. Hoje é muito importante você vender o clube como marca, como produto. Pois, lá na frente, sequer vamos precisar nos preocupar em vender o espaço do calção, por exemplo – Um Santos forte e auto-sustentável, só isso.

Santástica: Há poucas semanas, seu nome esteve em diversas matérias no principais portais esportivos, sobre o fatídico episódio das máscaras do Neymar. Como se sentiu sendo diretamente culpado por muitos torcedores, pela expulsão do craque?

McFly: Fiquei triste pela consequência, mas de forma alguma me senti culpado. Talvez o que muitos não saibam, é que não criei a máscara para o Neymar ou para o Santos. Criei para o Bloglorioso, no último Carnaval. Os leitores baixavam, imprimiam e caiam na folia de Neymar, Zé Love ou Ganso - Aliás, recebi e postei muitas fotos deles com as máscaras - O que aconteceu depois é que a Nextel (patrocinadora de Neymar), gostou da idéia e pediu autorização para produzi-las em larga escala – Eu ia negar? Bom, o final todo mundo já sabe - Um prato cheio para a imprensa - Acredito que se não tivesse ocorrido a expulsão, meu telefone nem tocaria no dia seguinte.

Santástica: Para você, qual o melhor e o pior comentarista da crônica esportiva?

McFly: Melhor = Cláudio Zaidan (Rádio Bandeirantes). Pior = Neto e Denílson (TV Bandeirantes).

3 comentários:

Gabi Furtado disse...

Poxa Mauro, obrigada pelo espaço aqui, seu blog é e sempre será meu favorito! Me inspiro nos seus textos rsrs. Abraços!

Nelinho disse...

Grande Mauro
Parabéns cara
Acompanho o seu blog ha anos
Está cada dia melhor!!
Abraço

sfc disse...

realmente o neto e o denilson sao um chute no saco!!! so fala merda!!!