segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Quem avisa, amigo é

>)))º> Por Ademir Quintino*

O Santos voltou a decepcionar no Campeonato Brasileiro. O “Dream Team” perdeu para o até então lanterna Atlético/PR por 3 a 2 na Arena da Baixada, em Curitiba. Em apenas 9 minutos, o time de Muricy Ramalho não se ajustou as condições péssimas do gramado e já levava de 2 a 0 (gols de Cléber Santana e Manoel), sendo que um dos gols, uma fotocópia do que o alvinegro sofreu de Thiago Neves contra o Flamengo no último meio de semana. O resultado, apesar de estar com três jogos a menos, mantém o campeão da libertadores na zona de rebaixamento, agora com 11 pontos em 10 partidas na 17ª. colocação.

Ainda sobre a partida, no primeiro lance lúcido do time alvinegro, a genialidade de Neymar diminui para o campeão da América, resultado que classifico como injusto, pois após os 15 minutos da etapa inicial, o alvinegro foi bem melhor e merecia melhor sorte. Mas no futebol não existe justiça e sim bola na rede . O time da casa foi para o vestiário com a vitória parcial de 2 a 1.

No segundo tempo, Borges empatou e a condição psicológica parecia ser favorável para a virada santista, mas aconteceu justamente ao contrário. Nos acréscimos, o rubro-negro paranaense chegou a vitória com Marcinho.

É visível que o Santos está com problemas gritantes de marcação. A equipe sofreu oito gols em duas partidas (quatro de cabeça e duas de bola parada). Que o volante Adriano Pagode faz falta? Isto é fato, mas dizer que se ele estivesse em campo, os dois resultados contra o Flamengo/RJ e Atlético/PR seriam diferentes, seria utopia e muita pretensão da minha parte garantir. Outro jogador que faz uma falta tremenda é Danilo, que marca mais que Ibson e Elano. Afirmo que o técnico Muricy Ramalho, que sempre montou defesas boas, tem que resolver este problema urgente. A verdade é que o time da Vila já esta 17 pontos atrás do líder do Campeonato. Como não sou homem de meias palavras, afirmo que o time está disperso e não vai brigar pelo título nacional. Apesar de a competição estar apenas com 1/3 disputada, seria um milagre e uma série inigualável de vitórias consecutivas para que o clube possa me desmentir ao final da competição.

Que o péssimo estado do gramado encharcado da Arena da Baixada, prejudicou o time da Vila é evidente, mas seria muito simplista esta análise pelo mal resultado. Não é o momento de caça as bruxas, mas sim de atenção, pois ainda é possível os ajustes para que o time praiano possa chegar bem no fim do ano no Japão, e enfrentar os adversários para conquistar o mundial.

Vejo muitos criticarem a defesa, que falhou. Seria hipocrisia minha afirmar que não, mas creio que não seja o maior problema do Santos atualmente. Acredito sim, que a exposição do meio campo, será a maior dor de cabeça do técnico santista. Quando Muricy chegou a Vila Belmiro, sua maior contribuição para ajustar o time talentoso do Peixe que conquistou o continente, foi arrumar o sistema de marcação e dar equilíbrio a equipe. Creio que seja este o momento.

Espero que a dispersão, que eu detectei na equipe nestas duas partidas, não aconteça nas próximas rodadas. Já vi este filme antes várias vezes. Vou citar duas delas, uma com o Internacional/RS o ano passado, quando o time de Celso Roth apenas passeou no Campeonato Brasileiro e chegou mal tecnicamente no Japão sendo surpreendido pelos modestos africanos do Mazembe no Mundial de Clubes. Quem avisa amigo é, mas o sinal amarelo na Vila está aceso. O outro exemplo é que no ano passado com o próprio Santos, o time então dirigido por Dorival Junior foi vítima desta dispersão, após a Copa do Mundo, quando perdeu consecutivamente jogos antes das finais da Copa do Brasil para Palmeiras, Fluminense na Vila Belmiro e o próprio Atlético/PR na Arena; e ainda assim conseguiu se refazer.

Para não dizer que somente critiquei e vi defeitos, também percebi evolução em algo que particularmente já acreditava. O casamento de Neymar e Borges já é uma realidade. O novo centroavante da Vila marcou sete gols em oito partidas, sendo que três em dois jogos ao lado do seu companheiro e a tendência, com o entrosamento natural entre eles, é aumentar ainda mais este índice.

Apesar de não gostar de analisar individualmente nenhum atleta pois, futebol para este que vos escreve, é conjunto e repetição, não posso me furtar em não escrever sobre o camisa 10 – PH Ganso. Que ele não vem reeditando as partidas sensacionais do ano passado é uma grande verdade, mas creio que seja natural para um atleta que passou por uma cirurgia delicada, estava retornando e teve que se afastar novamente mais um mês dos gramados, como aconteceu com ele. Acredito que em breve, irá reeditar suas melhores atuações.

Adriano Pagode o volante “pitbull” que o esquema tático necessita para proteger principalmente o lado esquerdo da defesa e jogar a frente da zaga, volta a treinar nesta segunda-feira (1) e quem sabe pode ficar a disposição de Muricy Ramalho para enfrentar o Vasco, quarta-feira (3), no Rio de Janeiro, mas pela entrevista coletiva do técnico santista, Muricy não sinaliza mudanças na equipe para essa partida.

Apesar do belíssimo primeiro tempo mágico contra o Flamengo e o poder de recuperação ao buscar o empate contra o Atlético/PR, mesmo com as condições do gramado impraticáveis, é o momento de arrumar a retaguarda para que o melhor time do país e da América, volte a conquistar os três pontos e deixe essa incomoda posição na tabela do Campeonato Brasileiro.

Com todo respeito diretoria alvinegra, as laterais, um meia armador e um atacante de velocidade são mais do que necessários para o banco de reservas. Com exceção dos zagueiros, o time não tem peças de reposição a altura. Sei das dificuldades do mercado, até pelo fechamento da janela para quem vem do exterior. Mas para compor o elenco existem bons valores no mercado nacional.

*Ademir Quintino é jornalista, radialista, Assessor de Imprensa, repórter da Rádio Tupi de São Paulo (1.150 AM) - única emissora da capital a acompanhar todos os jogos do Peixe. É associado e apaixonado pelo Alvinegro mais famoso do mundo e colaborador do Bloglorioso.

Nenhum comentário: