domingo, 14 de agosto de 2011

Mais que preocupante


>)))º> Por Ademir Quintino*

Já passou da hora de reagir. A performance do time do Santos está muito preocupante. O Peixe pode ir para a zona do rebaixamento no final da rodada, e só não caiu mais uma posição na tabela ainda neste sábado (13), porque Rivaldo, meia são paulino, marcou aos 45 minutos do segundo tempo e empatou a partida no Morumbi contra o Atlético/PR, que estava ultrapassando o alvinegro praiano na classificação.

O Campeão das Américas fora de casa neste brasileiro disputou sete partidas. Em 21 pontos disputados, conquistou apenas um ao empatar com o Cruzeiro e perdeu seis vezes (Botafogo, Figueirense, Vasco, Palmeiras, Atlético/PR e neste fim de semana). Desta feita ressuscitou e reabilitou o frágil Atlético/GO, que venceu pela primeira vez na história do Campeonato Brasileiro o time da Vila Belmiro. Em Goiânia com gols de Anselmo e Diogo Campos, o Glorioso perdeu para o terceiro rubro-negro de forma seguida e levou 2 a 0.

O time santista tem elenco e camisa para estar em uma situação bem mais favorável do que a incômoda 15ª. colocação, com apenas com 15 pontos, antes do término da rodada. O clube pode ser ultrapassado por outros adversários neste domingo (14) . Mesmo que vença os dois jogos que lhe restam (Fluminense e Grêmio) não passaria da 10ª. posição. Creio que o momento é da diretoria santista chamar a responsabilidade e cobrar uma atitude dos jogadores. Não dá para entender a queda de rendimento tão acentuada. Este elenco há menos de 60 dias foi campeão de uma competição que não vencia há 48 anos. Algo precisa ser feito, pois do jeito que está não pode e nem deve ficar.

O primeiro tempo da partida entre Santos e Atlético/GO, só serviu para uma coisa: Perceber que o árbitro Sandro Meira Ricci, foi de forma infeliz mal escalado pela CBF para este confronto. O mesmo entrou na justiça contra o gênio Neymar, pelo fato do jogador ter feito críticas na rede social do twitter o ano passado, contra o mesmo juiz em uma partida do Santos, e provavelmente o cidadão levou para o gramado sua ira, pois deixou de dar uma penalidade máxima em cima do camisa 11 santista.

Na etapa complementar, o Peixe voltou com um pouco mais de vontade, mas após a saída de Henrique, que demonstrava cansaço, o time do técnico Muricy Ramalho que colocou Diogo na vaga do segundo volante, se mandou para frente e o Atlético/GO que jogava apenas esperando os erros do Santos, conseguiu seu objetivo ao marcar duas vezes.

Creio que deste fiasco no Planalto central, apenas o goleiro Rafael, que fez três belas defesas no segundo tempo e impediu uma derrota ainda pior e o volante Adriano Pagode, além do já citado Henrique; escaparam pela equipe da Vila. Com todo respeito ao Dragão goiano, que é um Mirassol piorado, e dificilmente vai permanecer na divisão de elite do futebol brasileiro, o Santos chegou tecnicamente bem perto do fundo do poço.

Participei de um programa esportivo na baixada santista e disse na sexta-feira (12), que seria uma partida difícil. O apresentador me chamou de louco, e ainda afirmou que o Santos ia golear. Torci muito para que ele estivesse correto, algo que no fundo tinha convicção de que não aconteceria, mas daí uma equipe sem foco e sem alma, vai uma grande distância.

Como disse o técnico Muricy na entrevista coletiva, se continuar assim, o time chegará ao Mundial do fim de ano, sem confiança alguma. Algo que já é possível se constatar em alguns jogadores até então intocáveis no elenco, este problema. Sem querer culpa-lo única e exclusivamente pela fase, PH Ganso, por exemplo, não tem confiança nem para bater faltas, ficou nítido para quem acompanhou a partida.

Cobrar de quem recebe religiosamente em dia e bem, é mais do que necessário. Torcedores do Santos, esqueçam o Campeonato Brasileiro, mas existe o mundo para se conquistar e o time pode melhorar e muito, para a disputa do Mundial em busca da terceira estrela.

Elano dúvida e Ibson fora

Apesar do departamento médico santista não ter confirmado publicamente, Ibson está fora e Elano que saiu lesionado no clássico contra o Corinthians, é dúvida para a próxima partida do Peixe contra o Coritiba, quarta-feira na Vila Belmiro.

Edu Dracena que cumpriu suspensão, retorna a zaga central e a condição de capitão da equipe.

*Ademir Quintino é jornalista, radialista, Assessor de Imprensa, repórter da Rádio Tupi de São Paulo (1.150 AM) - única emissora da capital a acompanhar todos os jogos do Peixe. É associado e apaixonado pelo Alvinegro mais famoso do mundo e colaborador do Bloglorioso.

2 comentários:

Fernando Caetano disse...

Não vou comentar o post, vou apenas "cornetar" o Bloglorioso.

Quando eu acompanhava este blog na globo.com, os posts eram bem mais descontraídos, críticos, despreocupados, irônicos e engraçados. Agora, com este novo formato do blog, há pouca diferença entre ler um post do bloglorioso e uma matéria sobre o jogo no site da uol ou da globo.

Mauro, sempre fui fã do seu trabalho, mas, com todo respeito, acho que piorou de uns tempos pra cá.

Abraços Alvinegros!

Mauro McFly disse...

Obrigado pela critica Fernando, mas esta sessão "Quentinhas do Quintino", do excelente reporter Ademir Quintino, tem apenas o carater jornalistico. Minhas cronicas vc pode ler na "Coluna McFly"

Mas, mesmo q vc esteja falando sobre minha coluna, fazia tempo que gostaria de ouvir, ler, esta critica. Obrigado pela sinceridade,


Abs,