segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Santos perde de virada e dá adeus ao Brasileirão


>)))º> Por Ademir Quintino*

Direto de Volta Redonda/RJ: Fim da linha para o Santos que ainda sonhava com o título brasileiro. Mesmo respirando sob aparelhos, o fato de ter duas partidas ainda por realizar, dava a possibilidade de lutar pelo título nacional. Mas as derrotas contra Figueirense na semana passada na Vila Belmiro e a da noite deste sábado (1) , onde o campeão da América do Sul perdeu de virada para o Fluminense por 3 a 2, no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda,com s gols marcados por Marquinho, Rafael Sóbis e Márcio Rosário pelos tricolores, enquanto Neymar e Renteria descontaram para os paulistas; afastam qualquer possibilidade de voltar a vencer a competição nacional. O gol da vitória dos cariocas foi marcado nos acréscimos, quando o time de Abel Braga estava com um jogador a mais.

O Peixe até fez um bom primeiro tempo. Começou marcando a saída de bola adversária e após ótima reposição de Rafael abriu o marcador com Neymar aos 32 minutos, provando que o zagueiro Leandro Eusébio estava errado. O defensor disse durante a semana que o “gênio” do Santos era jogador comum e sofreu nas mãos do melhor atleta de futebol em atividade no país.

No fim do primeiro tempo, Elano, que não voltou bem ao time, foi tentar dar um passe de calcanhar e deu a bola nos pés de Fred, que deu bela assistência a Marquinho que empatou a partida: 1 a 1. Os times foram para os vestiários na igualdade.

Na segunda etapa, o time carioca voltou melhor, com Deco na vaga de Lanzini e o veterano organizando as ações do clube da cidade maravilhosa, que virou o jogo após uma cobrança de falta displicente do time santista e Rafael Sóbis foi muito feliz acertando um belo chute de fora da área.

Sem Danilo, que havia pedido substituição na primeira etapa e Muricy colocando Adriano Pagode pelo setor, deixando o específico da posição, Crystian, no banco (poderia até utilizar Bruno Aguiar), o Santos perdeu a jogada forte por aquele lado.

A 15 minutos do fim, o técnico santista retirou Arouca e Elano para as entradas de Ibson e do colombiano Renteria que estreou marcando gol. Em pouco tempo, o novo reforço deu muito trabalho a defesa adversária e foi protagonista da expulsão de Digão que recebeu a orientação do técnico do Fluminense, Abel Braga, para ir na bola, só que foi na bola do joelho do atacante santista e foi expulso. Aos 43 minutos, Renteria empatou a partida com um belo chute de fora da área: 2 a 2.

Quando o resultado de empate que não servia a nenhum dos dois clubes já se encaminhava como final, Abelão, que pouco antes do gol de empate santista, havia retirado Fred para a colocação do zagueiro Márcio Rosário, e acabou chamando o Santos para o seu campo, foi bafejado pela sorte e pelo mal posicionamento dos jogadores do Peixe na grande área. No último minuto da partida, já nos acréscimos, após cobrança de escanteio, o zagueiro que havia acabado de entrar desempatou para os mandantes e fez com que o Santos amargasse sua segunda derrota consecutiva na competição.

O alvinegro praiano permanece com 35 pontos, apenas na modesta 11ª. colocação. Creio que seja o momento, a pouco mais de 60 dias do embarque para o Japão, de ir em busca da tão sonhada terceira estrela e de montar efetivamente o time para a competição internacional. Dar descanso a quem precisa e principalmente recuperar fisicamente alguns jogadores. Não vou nominar, mas tem alguns atletas que visivelmente não estão no ideal de sua forma física. Montar o meio-campo e o sistema defensivo se faz mais do que necessário.

Nenhum comentário: