segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Homem gol põe fim ao jejum


>)))º> Por Ademir Quintino*

Vila Belmiro (Santos/SP): O Santos venceu seu primeiro clássico regional jogando em casa, no Campeonato Brasileiro de Futebol e de quebra pôs fim a um jejum de cinco anos sem vencer o rival na competição ao bater o Palmeiras na tarde deste domingo na Vila Belmiro por 1 a 0. Com sete desfalques, o gol só poderia ter sido do artilheiro do Campeonato, Borges, que marcou pela 20º. vez e prova a cada dia, que foi indubitavelmente a melhor contratação do alvinegro para o segundo semestre. A nota triste foi o péssimo público no Estádio Urbano Caldeira. Apenas 7.373 pagantes.

O primeiro tempo da partida foi muito fraco tecnicamente. Como havíamos escrito na coluna anterior, o técnico Muricy Ramalho acertou ao colocar Crystian, pela primeira vez como titular. O técnico recuou Adriano para zagueiro do lado direito e espetou o garoto da base que tem talento, nas costas de Gabriel Silva e Thiago Heleno.

Apesar de uma bola de cada lado nos travessões, o que mais chamou a atenção na fase inicial da partida foi à charanga de santistas que com instrumentos de sopro produziram um som gostoso, há muito tempo não visto no Templo Sagrado do futebol. Como não teve espetáculo no gramado da Vila nos quarenta e cinco minutos iniciais, é correto afirmar que a banda alvinegra fez um show solo.

Na etapa complementar o Peixe melhorou. Foi à única equipe que tentou o ataque e foi premiado pela insistência. Aos 29 minutos Léo cruzou e como costumo dizer, Deus perdoa, Borges não; ele tocou de cabeça e colocou a bola na rede palmeirense tirando o zero do placar.

A vitória valeu pela insistência, mas sem um armador e a “genialidade” de Neymar, o Peixe teve muita dificuldade de criar, ainda assim conquistou os três pontos e saiu de uma sequência negativa que a equipe vinha de três derrotas consecutivas (Figueirense, Fluminense e Grêmio/RS).

Na saída do gramado ao fim da partida, perguntei a Borges: -”Certa vez você me disse que Leandro Damião (centroavante do Internacional/RS) fedia a gol e você, como posso classifcá-lo?” O camisa 9 respondeu: “Eu cheiro um pouquinho, apenas” soltando uma gargalhada em seguida.

A verdade é que, como disse o técnico Muricy Ramalho na entrevista coletiva, na pequena chance que o Santos têm de vencer o fortíssimo Barcelona no fim do ano, passa necessariamente pela boa fase do centroavante santista, que tem uma média impressionante de gols. São 20 gols em 25 partidas.

Desfalque e reforços


O meia Ibson recebeu o terceiro cartão amarelo e desfalca o Santos na próxima rodada contra o Atlético/MG em Sete Lagoas, na próxima quinta-feira (13), às 20h30 com cobertura da Super TUPI (97,3 FM ou 1.150 AM). Em compensação Muricy vai poder contar com os retornos de Edu Dracena e Arouca que cumpriram suspensão automática. Mas a melhor notícia é o retorno de Neymar que volta de Seleção Brasileira que enfrenta o México na próxima terça-feira (11).

*Ademir Quintino é jornalista, radialista, Assessor de Imprensa, repórter da Super Rádio Tupi de São Paulo (97.3 FM ou 1.150 AM) - única emissora da capital a acompanhar todos os jogos do Peixe. É associado e apaixonado pelo Alvinegro mais famoso do mundo e colaborador do Bloglorioso.


Um comentário:

Hudson Malaquias disse...

"o que mais chamou a atenção na fase inicial da partida foi à charanga de santistas que com instrumentos de sopro produziram um som gostoso, há muito tempo não visto no Templo Sagrado do futebol."

eu me arrepiei quando ouvi. eu sei que comparar é mal, mas agora não tenho inveja da torcida do inter que sempre faz isso nos jogos. agora temos a nossa charanga... continuem pois foi lindo de ver e ouvir