segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Fim do jejum

>)))º> Por Ademir Quintino*

Direto do Pacaembu/SP: O Santos mesmo com três desfalques importantíssimos (Elano, Arouca e PH Ganso), jogando fora de casa, emplacou a sétima partida invicta no campeonato, com a terceira vitória consecutiva. Tirou a liderança do adversário, quebrou um incomodo jejum de não vencer o rival na capital há cinco anos e ainda entrou na briga pelo título. Com um show de Kardec e principalmente Neymar, o Santos atropelou de virada o Corinthians por 3 a 1, com gols de Henrique, Borges e Chicão (contra), no Pacaembu, com direito a jogar mais de 30 minutos com um jogador a menos.

Conforme informamos na nossa última coluna, o Peixe veio para o gramado com três volantes, sem nenhum armador e com a trinca de atacantes. Sobrou para o gênio santista Neymar, este papel da coordenação de jogadas. Com Emerson Sheik inspirado no time de Tite, o alvinegro paulistano encaixou mais rápido e merecidamente chegou ao primeiro gol através de Liedson.

O Alvinegro da Vila se limitou na primeira etapa a chegar apenas na bola aérea, e assim nasceu o gol do empate. Neymar cobrou escanteio da direita e na sobra, Henrique marcou seu primeiro gol com a camisa santista (homenageou a filha que havia nascido na terça-feira) e empatou a partida.

No segundo tempo o panorama mudou e muito. A farra do lado esquerda da defesa do Glorioso, onde Wiliam levava a melhor sobre Léo, acabou. E Neymar começava a mostrar que os adjetivos de “pipoqueiro”, “jogador que não decide”, “não aparece em clássico”, não são para ele.

O “gênio” mostrou (mais uma vez) que é diferenciado, que merece ser respeitado, e ao contrário do que disse o São-Paulino Rogério Ceni, não fugiu do pau, encarou sozinho e muitas vezes cinco adversários e deixava os companheiros na cara do gol. Contou com tarde inspirada do “garçom” Alan Kardec, que estava pronto para servir (não para finalizar, pois perdeu dois gols feitos), o Santos sobrou no segundo tempo e não por osmose, mas parece que a apresentação do maior craque do futebol brasileiro contagiou o restante da equipe, que merecia até golear, tamanha a organização tática e individualidade que sobrou em campo.

Com o segundo gol de Borges (jogou fortemente gripado), após chute de Neymar e cruzamento de Alan Kardec, no rebote do goleiro Júlio César, Muricy pôde fazer tudo o que mais queria, colocar seu time para explorar o contra-ataque. Mesmo com a expulsão de Henrique, Felipe Anderson entrou pelo lado direito do ataque e no primeiro contra-ataque por ali, lançou Kardec que cruzou e Chicão empurrou para o fundo do barbante. Virada e vitória do talento, da ousadia e de que apesar ainda estar muito distante, pode entrar na briga pelo título.

O Santos deu uma aula de futebol na segunda etapa e apresentou-se apenas na 24ª. rodada (22ª. para o Peixe) ao torneio. Coincidência ou não, no Paulista e na Libertadores, o Glorioso não começou tão bem e acabou com o título. O time de Muricy Ramalho com dois jogos a menos, em relação aos seus concorrentes, subiu da 13ª. para a 11ª. colocação na classificação, agora com 32 pontos. Dos clubes em posições intermediárias, somente o Santos pode sonhar com o título.
-” Brasileirão/2011, muito prazer, eu sou o Santos e quero ganhar esta competição também”.

Neymar Fica

Muito chato ficar a cada especulação negando que Neymar deixe o Santos. O gênio do futebol confirmou que esteve sexta-feira (16) no Hospital São Luiz em São Paulo, mas foi acompanhar um familiar e não realizar exames para defender algumas das duas equipes “gigantes” da Espanha.

Na manhã deste domingo (18), pela manhã através da rede social do twitter, este jornalista negou qualquer negociação, após conversar com o staff e familiares do jogador. Ainda no gramado, após a partida, a “joia santista” disse com todas as letras no microfone da TUPI: “Neymar é do Santos, Ademir Quintino e fica no Santos, no ano do centenário”, sentenciou.

Desfalques

Segundo o departamento médico do Santos, Elano precisa de mais uma semana para se recuperar de uma lesão muscular. Arouca já foi liberado para treinar com bola e fica a critério de Muricy sua utilização (pelo que apuramos a tendência é só retornar no fim de semana contra o Figueirense/SC na Vila Belmiro). Possebon com lombalgia deve retornar mais tempo do que esperado no departamento médico. PH Ganso, apenas na segunda metade do próximo mês.

Para enfrentar o América/MG, quarta-feira (21) em Uberlândia. Henrique expulso no clássico, fica de fora.

*Ademir Quintino é jornalista, radialista, Assessor de Imprensa, repórter da Rádio Tupi de São Paulo (1.150 AM) - única emissora da capital a acompanhar todos os jogos do Peixe. É associado e apaixonado pelo Alvinegro mais famoso do mundo e colaborador do Bloglorioso.

Melhores momentos: Corinthians 1 x 3 Santos


 

Nenhum comentário: