terça-feira, 14 de junho de 2011
Vulcão de sentimentos
>)))º> Olá amigos do Bloglorioso!
Se me permitem, abrirei o post de hoje com a questão que não sai da cabeça de todos os santistas... Falta muito pra quarta-feira?
A ansiedade toma conta de toda uma nação alvinegra, e é justamente esse intervalo de duas semanas, entre o último jogo da semifinal e o primeiro das finais, que quero abordar. Pois acredito que, este sim, seja o maior adversário do Santos na final da Libertadores, além do Peñarol, é claro.
O momento é único para todos os santistas. E mesmo os mais velhos, que testemunharam as peripécias de Pelé e sua turma nos tempos áureos do futebol, não conseguem esconder o entusiasmo e a confiança na geração de Neymar e cia.
Confiança e entusiasmo que, diante o tempo ocioso de duas semanas que parecem durar uma eternidade, com o passar dos dias, acabam se transformando em empolgação para o torcedor.
Na arquibancada, existem dois tipos de empolgação: a empolgação boa e a empolgação ruim. A boa é aquela que faz você vibrar, ter orgulho do time, torcer, se emocionar e manter o otimismo acima de tudo. Já, a ruim, obviamente, é aquela maldita idéia de que já ganhou, que faz você pintar mais uma estrela sobre o escudo, que venha o Barcelona, etc – Pra ser mais claro, quando, ivoluntariamente, colocamos o ovo no forevis da galinha.
Digo isto, porque tenho notado este tipo de empolgação, a ruim, em demasia entre alguns torcedores. E sempre que isso acontece, o efeito colateral mais evidente é a caça as bruxas e culpados por um eventual fracasso – bata três vezes na madeira - Ou é o maldito vulcão chileno, ou é a Conmebol, ou é safado sem vergonha do árbitro argentino que apitará a partida. Ou seja, aquela velha história do “Contra Tudo e Contra Todos”.
Particularmente, eu não gosto desse discurso. Acho que esse tipo de postura soa como complexo de inferioridade, mais conhecido como síndrome de perseguição. O que dá margem a afirmação dos rivais de que somos minoria, viúvas do Pelé, cabemos num fusquinha, blá, blá e blá...
A imprensa até colabora negativamente para tentar desestabilizar o elenco, colocando Ganso e Neymar todos os dias em algum clube da Europa. Mas, acredite, todo esforço da oposição será em vão. O time tá fechado. Muricy sabe focar a moçada e eles sabem o que precisam fazer.
O torcedor precisa pensar grande! O Santos está na final da Libertadores, sim, por seus méritos. Não porque teve que derrotar fatores extra-campo e adversários ocultos.
O Santos sofreu para se classificar na primeira fase, isso é fato. Mas sofreu porque não tinha técnico, não tinha comando. Hoje tem, e o mal humorado é nada mais do que o melhor técnico do Brasil. E, pelo que tenho visto de Cruzeiro, Internacional e outros clubes rotulados, o Santos também tem o melhor elenco – Essa é a “empolgação boa”. Acreditar que seu time é o melhor, e não achar que tudo está voltado contra nós.
Muito pelo contrário, Rafael está em grande fase. Quando a bola não vai pra fora, bate na trave e sai. Neymar, desequilibra. Muricy acertou o setor defensivo. Durval e Adriano nunca jogaram tanta bola. E outra, não tivemos nenhum clube de grande expressão continental em nosso caminho, como: Boca Júniors, River Plate, Estudiantes, ou até mesmo o "favorito", Cruzeiro - A Libertadores nunca esteve tanto em nosso colo.
Mas lembre-se, para conquistar a América ainda é preciso passar pelo Peñarol. E para convocar o Barcelona, ainda é preciso passar pelo Peñarol e o adversário da primeira fase do mundial.
Se jogar o que sabe, o Peixe tem tudo pra chegar lá. Eu acredito!
COLOQUE O SANTOS EM 1º LUGAR NO APAIXONADOS FC!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
time de fusquinha mesmo!!
#VamosSerTriSantos !!! #EuAcredito e temos futebol para muito mais ...
Postar um comentário