segunda-feira, 27 de junho de 2011

Um dia para sempre


>)))º> Olá amigos do Bloglorioso!

Há dias que venho tentando buscar palavras para definir o dia que vivi, o que senti e o que ainda estou sentindo desde o título do Santos na Libertadores, na última quarta-feira.

Tudo que pensei, as palavras que ouvi, os ombros amigos em que chorei, só me levam a crer que não adianta tentar moderar palavras, evitar ser piegas e não se emocionar com tamanha conquista do clube que amo.

Certo dia, antes da final da Libertadores, encontrei um conhecido que me pediu informações sobre o Santos, já que se classificou como aquele torcedor do tipo,“relaxado”. Sem hesitar, esclareci todas as suas dúvidas que estavam ao meu alcance, mas questionei seu desinteresse pelo clube, que ele mesmo afirmava torcer.

Meio sem jeito, o próprio se defendeu dizendo que a maioria dos jogadores ganha milhões, enquanto ele não leva um centavo sequer – Oras, pensei, você torce por amor ou por dinheiro? - Mas só pensei, não defendi minha tese, muito menos meu sentimento. Porque, creio eu, no sentido financeiro, meu amor pelo Santos é muito mais que desinteressado.

Baseado nessa conversa, que levou pouco mais de quinze minutos, é que defino o que senti naquela linda noite de quarta-feira, no Pacaembu. Não pude estar presente, é verdade, mas estava lá com a alma. Torci como nunca, sofri como jamais havia sofrido em toda minha vida assistindo a uma partida do Santos. E, no final, desabei. Chorei feito criança.

Foi como se o peso de um caminhão saísse de minhas costas, por ouvir, calado, tantas coisas durante todos esses meses e de todos os lados. Pois parece que todo santista tem uma carga extra de cobrança. Talvez por ser minoria, sei lá, por torcer para um time do interior, por quase sempre se classificar em último, por ter mais sorte que os outros, por nunca sair do luto de Pelé... Tudo isso, claro, segundo os rivais. Mesmo, repito, mesmo, sendo o maior campeão da década - Os números estão aí, basta se informar.

Muricy conseguiu o que perseguia há tanto tempo. E só não havia conquistado antes, talvez porque estivesse tentando no clube errado.

Muricy provou para o futebol brasileiro que arrumar a defesa, ter equilíbrio entre os setores defensivo e ofensivo, não é sinônimo de retranca.

O Santos provou que é possível, sim, aliar talento e força para vencer uma competição tão difícil quanto a Libertadores. O talento faz a diferença, força todos têm.

O melhor da Europa e o melhor da América provaram que a melhor receita se faz em casa. Messi, Puyol, Iniesta, Xavi, Rafael, Neymar, Ganso, Elano... O futuro maior jogo do planeta tem seus principais jogadores formados nas bases de seus clubes.

Conquistar um título que o rival não tem, dentro da "considerada" casa deles... Ah, como é bom ser santista!

Sim, nosso Peixe é grande! E atual campeão da América, rumo ao Japão.

9 comentários:

James Monkee disse...

Parabéns, Mauro.

Como eu disse no twitter, você mais uma vez conseguiu transmitir de forma exata tudo aquilo que todo Santista de verdade sentiu na quarta-feira.

E, CHUPA RIVAIS, ACABOU O ARGUMENTO!

Que venha o Barça do juvenil Messi, hehe

Abraço

Mauro - Cambuí MG disse...

Parabéns pelo Post. Expressou tudo o que sentimos na quarta-feira.
O duro é perceber que os torcedores rivais estão ficando sem argumentos para nos provocarem, terão que rever seus estoques de ironias. Acabou aquilo "seu time é campeão da libertadores" mais você nunca viu, "quem vive de museu é passado", "viúvas do Pelé", até nisso daremos trabalho aos rivais, rever seus conceitos a respeito do "Maior de Todos".
Abraço.

LINCOLN disse...

GANHAR UM LIBERTA NA "CASA" DOS GAMBAS FOI DO "BARALHO"..KKKK
PÔ MAC, ASSIM CÊ MATA OS CARAS..KKKK
SANTOS TRI,RUMO A TOKIO..É NOIS MALANDRO, TUDO NOSSO!!!!

BOMFIM disse...

Tri Campeão da Libertadores

Resultado Final:

- Rouco,

- Toda vez q revejo os gols e a campanha toda me emociono,

- Todo brinde envolvia 3 viradas...ou seja bebi muito e em excesso...,

- fiz uma homenagem bêbado..
o layout saiu tremulo..

-Uma voz lá do Além do meu falecido pai dizia: -Emoção igual a essa, não há! Somos Tri!! e eu to vendo aqui de cima!! Comemore por mim aí de baixo!!

#FelicidadeExalando..

Andre McKenna disse...

Mauro,

Linda exposição dos seus sentimentos, meu amigo. Não esqueça que todos somos seres humanos, independente do gênero, temos nossos momentos de emoção os quais nunca devemos tentar conter. O Tri do Santos foi algo que calou em minha alma. Os momentos finais foram como um flashback de minha vida inteira como santista (que sou desde a barriga da minha mãe), as piadinhas, a falta de apoio, o incentivo de meus tios apaixonados pelo Glorioso, a cumplicidade de meu irmão, também louco pelo Peixe e minha esposa e meu filho que faze comigo uma família 100% Alvinegra da Vila Belmiro (embora moremos em Sampa).

Testemunha ocular das peripécias de Neymar, Ganso, Arouca, Danila e Cia. Ltda., pude enfim desabar também, em pleno Pabcaembu e vi que não era o único. O estádio vioru um mar de lágrimas de alegria e desabafo. O grito preso na garganta desses quase 40.000 santistas foi ouvido por todo o Estado de SP e adjacências, tenho certeza.

Michelle disse...

Dá-lhe McFly De volta para o futuro


Finalmente, consegui sentir o que só os sortudos dos anos 60 sentiram e quero sentir mais ainda em dezembro. Um dos dois tem que vir.

Dá uma olhada nesta charge maluca aí.
peixeeletrico.futblog.com.br

Anônimo disse...

Gostaria de fazer um pedido a todos os amigos santistas: ESQUEÇAM dos adversários. Não vale a pena. Celebrem a conquista. Não é o momento de lembrar daqueles times. Não são eles que chamam o Santos de time pequeno, do interior, que não rivaliza com o time deles?

Então, ignore-os. Devemos rivalizar, sim, com Penarol, Boca, River, Barça, Real, Milan... Deixar pra trás essa besteira de nos preocuparmos com times q nem libertadores tem.

O Santos é muito maior q eles. ENTÃO, ESQUEÇAM!

Egydio.

Claudio Favarin disse...

Mauro,tenho duas fotos prá vc colocar no "na trave" como faço para anexar essas fotos?

Mauro McFly disse...

Claudio, manda no e-mail do blog: contato@bloglorioso.com.br

Abs,