domingo, 3 de julho de 2011

A realidade nua e crua


>)))º> Por Ademir Quintino*

O Santos voltou ao palco aonde se sagrou pela terceira vez campeão da Libertadores, o Pacaembu. Diferente de dez dias atrás quando o palco da municipalidade tomou um porre de alegria ao ver o alvinegro campeão das Américas com mais de 40 mil pessoas, na noite deste sábado 5.912 pagantes (ou seriam testetemunhas?) viram o Peixe jogar mal, mas conquistar sua segunda vitória no Campeonato Brasileiro, ao bater o frágil América/MG por apenas 1 a 0, com um gol contra do zagueiro Anderson (ex-Corinthians) aos 6 minutos da primeira etapa. A partida foi válida pela 6ª.rodada do Campeonato Brasileiro e tirou o Glorioso da zona do rebaixamento. A equipe santista subiu para a 11ª. colocação da competição, agora com 8 pontos.

Com cinco jogadores diferentes em relação ao time que sagrou-se tri campeão da libertadores (sem Neymar,PH Ganso, Elano, Zé Love e Adriano) , o alvinegro foi uma caricatura mal feita de um time de futebol. Após o gol, deixou de atacar, e foi anos luz, longe de ser uma equipe competitiva, digna de receber o rótulo de melhor do país e do continente.

Para piorar, ainda na primeira etapa, Danilo deixou o campo contundido, após trombar com Arouca. O treinador Muricy poderia colocar um meia armador, mas preferiu outro volante – Possebon. No início da segunda etapa, outra perda: Alex Sandro com um problema muscular também deixava o gramado. Segundo o Dr. Rodrigo Zogaib, o estado do jogador preocupa até para a apresentação ao técnico Ney Franco, já que tem de servir a Seleção Brasileira sub-20, que começa a se preparar para o mundial da categoria.

Por incrível que pareça o Coelho de Minas Gerais pressionou o Santos, e por pouco, não chegava ao empate. Claro que no futebol, não existe o condicional “se”, mas tenho absoluta convicção que se fosse um adversário de quilate maior, o alvinegro praiano não voltaria para a baixada com os três pontos.

O técnico Muricy reclama com enorme razão que a equipe necessita de reforços. Alguns jogadores que vestem a camisa do Peixe, não tem condições de vestir o manto que enfrentará o Barcelona na decisão do mundial no fim do ano.

Para piorar, o clássico contra o Palmeiras não foi adiado e o time santista entrará totalmente desfalcado no próximo fim de semana: “Estamos sem doze atletas para a próxima rodada”(na verdade são nove. Se a diretoria pretende ganhar tudo, como diz o presidente Luís Álvaro, que não gosta de perder nem cara ou coroa, abrir o caixa se faz necessário em busca de reforços.

E a Vila?

Desde a vitória contra o Avaí/SC (31/5), a Vila Belmiro não tem sido palco de apresentações do Santos. As partidas da quartas de final, semifinal e final da Taça Libertadores foram no Pacaembu, palco dos dois próximos jogos do Peixe pelo Brasileirão contra o Palmeiras (com mando do adversário) dia 10, e Atlético/MG dia 16. O time da Vila só volta a jogar no Alçapão dia 27 de julho contra o Flamengo. No gramado do Pacaembu, durante o intervalo, em meu microfone pela Rádio TUPI/SP, o lateral Léo, ídolo da galera santista desabafou: “Já passou da hora do Santos voltar a jogar na Vila Belmiro”.

Melhores momentos: Santos 1 x 0 América-MG


Bruno Aguiar de saída

Em primeira mão, este blog tem condições de revelar, que o ótimo zagueiro Bruno Aguiar, pode deixar o Santos a qualquer momento. O atleta tem duas propostas do futebol internacional. Uma delas é do Lecce da Itália. O defensor que sempre que entrou, deu conta do recado e tem pouquíssimas derrotas com a camisa do Santos, pode ir para o “Calcio” substituir outro zagueiro brasileiro que está retornando. Trata-se de Gustavo ex-Palmeiras, que está de volta ao país e vai defender o Botafogo/RJ.

Bruno Aguiar é o preferido de Di Francescco, técnico do clube italiano, que deseja contar com o atleta do Peixe para a temporada 2011/2012. Os próximos dias podem definir a situação do defensor, que não vem sendo muito aproveitado pelo técnico Muricy Ramalho. O Peixe é dono de 50% dos direitos econômicos de Bruno Aguiar. Os outros 50% são da Energy Sports.

*Ademir Quintino é jornalista, radialista, Assessor de Imprensa, repórter da Rádio Tupi de São Paulo (1.150 AM) - única emissora da capital a acompanhar todos os jogos do Peixe. É associado do Alvinegro mais famoso do mundo e colaborador do Bloglorioso.

Nenhum comentário: