quinta-feira, 17 de março de 2011

Abalo sísmico

>)))º> Olá amigos do Bloglorioso!

Ontem, antes do trágico jogo do Peixe, vi notícias de que um leve tremor de terra em Santiago assustou alguns jogadores do Santos... Ok, aí pergunto: seria um abalo sísmico, que é comum no Chile, ou foi a torcida do Colo-Colo pulando, gritando e cantando sem parar, no real espírito da Libertadores? – Entenda isso como uma crítica direta a diretoria, que colocou ingressos a 100 milhões de Reais, no jogo contra o Cerro Porteño, impedindo a torcida de lotar a Vila.

“A caminho do estádio. Tem uns terremotos estranhos aqui, viu. Tá louco #medo” – Neymar, tremendo, no Twitter.

Pois bem, abalados ou não, o gol de Elano aos 5 minutos do primeiro tempo não quis dizer muita coisa, e, sim, uma grande falha do goleiro Castillo, ponto.

Se bem aproveitado, o gol serviria para dar tranquilidade e um cartão de visita aos chilenos, mas a apatia e nenhum espírito de luta eram evidentes em todos os jogadores. Exceto por um que, mesmo limitado, se esforçou bastante: Adriano.

Paredes, que até ontem era o apelido do goleiro Rafael, no singular, ditou o ritmo de jogo e fez o que quis na articulação do Colo-Colo. Se o técnico deles desconhecia a existência de Ganso (o que não acredito), o Santos tinha obrigação de conhecer Paredes.

Ganso, bem marcado (que desmente o técnico adversário), sem ritmo, também é isento ao lado de Adriano. Pois, mesmo assim, ainda colocou Neymar na cara do gol por diversas vezes.

Elano, “O Lançador”, adotou o recurso de ligação direta (nem sempre com êxito) para evitar correr. E todos sabem o motivo... O jogador pode fazer o que quiser fora de campo, mas quando sua vida pessoal interfere na profissional, ele deve ser cobrado. Tá doente, pede afastamento, tá cansado, pede férias, tá desmotivado, pede demissão.

O técnico Martelotte tem Alex Sandro a disposição, mas não sei porque raios preferiu passar Pará pra esquerda, quando Léo saiu machucado, e devolver Danilo à sua posição só no caso de emergência.

Enfim, nada disso é mais importante do que espírito de luta, de raça e vontade de vencer. Perder no Chile seria um resultado normal, desde que o Santos tivesse feito sua parte dentro de casa, ou se tivesse perdido lutando. Com sangue nos olhos, até o Guarani de Campinas pode ser campeão da Libertadores. Ou o Once Caldas não foi um dia? - Libertadores não se joga bonito, se joga com convicção.

“Precisamos encarnar o espírito da Libertadores” – Elano, em lampejo de sabedoria, no globoesporte.com

Exemplo: no empate do Colo-Colo, Paredes recebeu a bola na área, trombou com Durval, caiu, levantou e fez o gol. Enquanto, em muitos lances, vi Neymar tentando cavar pênalti, reclamando de dedada no olho, etc... Será que não existe uma orientação óbvia de que os árbitros da Conmebol não são os mesmos da CBF ou FPF? – Caiu, levanta, coloca o olho no lugar e f...! Ou joga sem olho, c...! - Entenda isso como uma crítica direta a comissão técnica, que parece não exercer comando sobre o time e a diretoria, que é conivente com esse comodismo de todos no elenco. Pois é simples sair de campo e dizer que é preciso trabalhar durante a semana, corrigir os erros e blá, blá e blá... Como se o futebol fosse uma ciência exata.

Eu, sinceramente, espero muito que o presidente Luis Álvaro leia este post. Imagino que como toda a torcida, ele também esteja indignado. E sabe que é preciso levantar esse time com algum trabalho motivacional. Pegar um por um pelos dois braços e dar um chacoalhão mesmo, olho no olho, e falar: isso é Libertadores meu filho!

Afinal, se daqui pra frente a terra não tremer no CT Rei Pelé... Nos vemos no Brasileirão.

Melhores momentos: Colo-Colo 3 x 2 Santos

 

11 comentários:

Diego Moreno disse...

(Caiu, levanta, coloca o olho no lugar e f...! Ou joga sem olho, c...!)
Isso é LIbertadores... Faltou um Molina ontem em campo!!!

Marcelo Back disse...

Não sei se está faltando técnico ou jogador com espírito de Libertadores, mas alguma coisa tá faltando!!! Só não tá faltando é ingresso caro nos jogos na Vila Belmiro !!! Parabéns pelo post.

ana the dreamer disse...

Bem lembrado: Molina... Que saudades daquele muleke doido... Aquele sim, jogava com sangue nos olhos, li-te-ral-men-te! Tá faltando esta garra, esta vontade louca de vencer. Vamos parar de querer mostrar que é a estrelinha do time e vamos jogar sério, p...!

Fefê disse...

É complicado tentar explicar como um time com elenco tão forte, com tantos craques, com um conjunto tão bom, está em uma situação dessas, enquanto o Cruzeiro, que foi em parte desmontado no ano passado, está representando o Brasil.

Mas, depois de 2 meses tentando entender, a explicação fica evidente: muita técnica, muito futebol, muito marketing e pouco coração. Como eu queria o Molina de volta. Como eu queria um Christian (volante ex-corinthians), um Kléber ou 11 Adrianos.

Como resolver isso: contratando um comandante que não precisa ser brilhante, mas que chegue na concentração e diga, com todas as palavras e com toda a brutalidade: "Não queremos estrelas, queremos guerreiros, para honrar a camisa e a torcida. Não estão felizes, vão embora, vão dar chapéus e lançamentos com as mãos na Itália. Nós queremos o troféu".

Abraços.

BOMFIM disse...

o Time ontem desmotivou..e meu copo de cerveja estava sempre cheio...bebi de agonia de ver um time assim sem tempero..sem raça..não foi pra cima deles..nao foi o Santos de tantas.. outras glórias..a camisa nem sequer estava suada..

Confesso q Neymar é um belíssimo jogador..mas vc Mauro sabe bem disso, pois é publicitário...que existem as horas de fazer coisas geniais..
e as horas de fazer o básico e concluir o job no estilo "pastel"

Neymar deveria fazer o "Pastel"
chutar de bico a la Chulapa e colocar pra dentro ao inves de tentar driblar novamente o goleiro..e a alegrar da torcida...


Entendo o lado dele..fazer bonito
é sempre melhor...e nos enche de orgulho na hora de gritar o GOLL
e Libertadores meu caro, não é bonito...é bola na rede...camisa suada..e determinação..

O time não foi 100% ruim e o que revolta é a derrota para um time que foi determinado e foi veloz
em seus contra-ataques onde subiam com 4 jogadores e nossa zaga desmanchada...

A terra não tremeu...quem tremeu foram as pernas...com direito ao
clássico mijinho de medo..

Libertadores é guerra..e aqueles 11
em campo de batalha se enconderam nas trincheiras..

Prefiro pensar que está é a primeira libertadores destes garotos...que isto sirva de lição..

Sem mais

ana the dreamer disse...

Como eu queria o Chulapa comandando este time ontem... Ia dar umas porradas naqueles moleques preguiçosos!

@tatocamargo disse...

Bom, sou suspeito para falar pois sou fã do seu blog.
Em relação ao jogo, comentários precisos de quem realmente assitiu e "observou" a partida. As outras cr´ticas e sugestões a diretoria são extremamente pertinentes. Parabéns !

Huuuur disse...

Booa..Faltou um Molina ontem em campo²

Anônimo disse...

Eu discordo em relação ao Elano... pois é o único do time que está fazendo gols todos os jogos. E o que estamos cobrando? Bola na rede.

Neymar é o único que tenta jogadas no ataque.

Paulo Henrique Ganso... pipoqueiro. Não jogou nada e ainda fica pedindo aumento toda hora que dá entrevista. Vai embora então porra!!!

Zé Love... joga com muita displicência... como se fosse um Ronaldinho Gaúcho. O que é esses passes de trivela? Pára com isso caralho.

Os dois zagueiros do Santos... não servem nem p/ jogar Libertadores sub 17. O zaga ruim... pelo amor de Deus. E não adianta criticar o sistema defensivo... pois os dois não ganham uma no mano a mano. São ruins e ponto final.

Outro ponto negativo são os volantes defensivos. Ano passado o Santos tinha Wesley e Arouca... dois volantes constantemente municiando o ataque. Hoje tem Adriano e Possebom. É só reparar que toda hora eles voltam a bola p/ o Dracena e o Durval. Nunca chegam na frente em condição de bater p/ o gol. É melhor então jogar com mais um atacante e um meia do que esses dois.

Agora... só nos resta ir p/ o desespero e contar com a sorte. Se passarmos para outra fase... acredito que o mata a mata é outra história.

Libertadores não se ganha na técnica... se ganha na RAÇA!!!!

Anônimo disse...

Molina? Eh, seria bom.

Mas o que faltou, mesmo, e foi determinante para a derrota foi zaga. A zaga do peixão ta muito desorganizada.

Quanto à falta de vontade, tb acho que poderiam ter jogado com mais raça, mas também não vamos exagerar, eles entraram concentrados na partida e dispostos a vencer. Não sejamos injustos.

Na minha modesta opinião, o Santos precisa arrumar, urgentemente, a zaga. A zaga é o grande problema, e não é de hoje (ontem).

Ju Damas disse...

Faltou mailíciaa ...e uma zaga um pouco mais segura. O que o Edu estava fazendo lá na frente? Não ganhava nenhuma ontem. Mas ta bom, agora não adianta chorar, nos resta eh lotar a Vila (isso se os ingressos não custarem o meu salário) e fazer nosso peixeinhus se arrepiarem de emoção. Nosso dever!

PArabens peleo seu trabalho MAuro!

Santos Sempre Santos !!!!!