![]() |
Camisa do Santos de Angola |
O Santos marcou um amistoso contra a seleção de Angola, para a próxima quinta-feira, às 16h, no CT Rei Pelé.
Como os titulares estarão se recuperando do jogo contra o São Caetano, desta quarta na Arena Barueri, o técnico Adílson Batista deve colocar o time reserva para correr atrás dos Palancas Negras (animal símbolo da seleção local e que só existe em território angolano).
O curioso da Angola é que lá também existe um Santos Futebol Clube. Fruto da admiração dos africanos pelo clube mais laureado do futebol brasileiro, é claro.
O Santos da Angola, que fica em Luanda (capital do país), tem nome e símbolo idênticos ao nosso, mas ao invés de um peixe, eles utilizam uma pomba da paz como mascote - "A maior riqueza que o nosso povo conquistou é a paz. Por isso a pomba" - explica o supervisor de futebol do Alvinegro de Angola, Paulo Tomás, referindo-se à guerra civil no país que durou 27 anos. ![]() |
Palanca Negra |
Agora, sobre a seleção angolana, o que se sabe é baseado naquilo que vimos na Copa da Alemanha. Que, por sinal, foi o primeiro mundial da história da Angola. Uma seleção sem qualquer expressão internacional, de pouquíssima técnica e muita força física. E só, mais nada.
Os jogadores mais conhecidos de Angola são os avançados Mantorras, que joga pelo Benfica de Portugal, e Fabrice Akwá, hoje aposentado.
Será um bom amistoso? Comercialmente, ou, diplomaticamente, deve ser. Para o preparador físico Zé Mário, não tenho dúvida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário