quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Elevador subindo

>)))º> Por Ademir Quintino*


Direto de Uberlândia/MG: Mesmo sem jogar um grande futebol e aproveitando bem a bola parada, o Santos conquistou sua quarta vitória consecutiva no Campeonato Brasileiro. Venceu o “lanterna” América/MG por 2 a 1, no Estádio João Havelange com gols de Borges (Deus perdoa, ele não – 18 gols em 21 jogos e artilheiro do Campeonato), subiu para nona colocação (com dois jogos a menos), com 35 pontos e continua na sua recuperação em busca do seu nono título da competição e a quadruplo coroa em 2011(Paulista, Libertadores, Brasileiro e Mundial). São oito partidas invictas com seis vitórias.

O primeiro tempo do time praiano foi de dar sono. Não sou o dono da verdade e nem tenho tamanha pretensão; mas o Santos estava num ritmo muito parecido com a música lenta “Only You” do conjunto The Platters, hit que fez sucesso no final dos anos 70. A impressão que passou, é que o time dirigido por Muricy Ramalho havia jantado uma bela feijoada com um delicioso torresmo, já que estava em Minas Gerais e veio para um treino de luxo.
.
A equipe santista não agrediu em momento nenhum o adversário e pasmem, levou uma bola na trave e se não fosse o goleiro Rafael, as equipes não iriam para o vestiário com o empate em 0×0. A sensação de quem acompanhava a partida, era que o time alvinegro estava com um escafandro absurdo e os jogadores acreditando que poderiam marcar o gol, a hora que desejassem.
.
Veio à segunda etapa e o panorama não mudou. Senti que o meia Ibson estava sem função, já que o técnico Givanildo escalou três zagueiros no adversário. Até imaginei que o técnico santista colocaria um armador no lugar do ex-flamenguista na volta do intervalo, mas isso não aconteceu.
.
Mas se o Peixe já foi vitima de bola parada, durante muito tempo, passou a dar aos adversários a oportunidade de provar o sabor desse expediente, que tanto calafrio causou ao torcedor alvinegro principalmente na temporada passada. Dos últimos cinco gols que a equipe marcou, três foram dessa maneira.
.
Aos 17 minutos após cruzamento de Neymar, Borges manteve a média e marcou o seu, após cobrança de escanteio de Neymar. Cinco minutos após, cochilo do time do Peixe e cruzamento do lado direito da defesa alvinegra com finalização de Kempes que empatava a partida. Próximo do apagar das luzes, o capitão do Tri da Libertadores Edu Dracena, que marcou contra o Cruzeiro/MG e o árbitro absurdamente deu impedimento; quase marcou de cabeça contra o Corinthians, mas o goleiro defendeu, finalmente marcou o seu gol e sepultava qualquer pretensão de reação do time mineiro desempatando a partida.
.
Já nos acréscimos, o atacante Neymar levou seu sexto cartão amarelo na competição e com isso pela segunda vez desfalca o Glorioso por ter que cumprir suspensão automática. Ele será a grande ausência no próximo compromisso do Santos, sábado (24) contra o Figueirense às 18 hs na Vila Belmiro. O elevador tá subindo.

*Ademir Quintino é jornalista, radialista, Assessor de Imprensa, repórter da Rádio Tupi de São Paulo (1.150 AM) - única emissora da capital a acompanhar todos os jogos do Peixe. É associado e apaixonado pelo Alvinegro mais famoso do mundo e colaborador do Bloglorioso.


Melhores momentos: América/MG 1 x 2 Santos

Nenhum comentário: